sábado, abril 18, 2009

Previsões para Palmeiras x Santos

Na ausência de Edmílson o 3-5-2 alviverde muda bastante. Sem o camisa 3 o Palmeiras perde o líbero e a possibilidade de variar taticamente durante o jogo. Penso que Marcão entrará na equipe para eventualmente também fazer este papel, saindo pela esquerda. Digo eventualmente porque aquele é o canto que Madson atua. Portanto não sei se o 13 do Verdão terá chance de apoiar.

Imagino que Jumar, e não Evandro, será escalado na vaga de Cleiton Xavier. Se isso ocorrer, os alas terão menos compromissos defensivos e mais liberdade para atacar, por dentro e pela lateral.

Na frente cogito Ortigoza ao lado de Keirrison. Lenny dá mais movimentação ao time, mas com dois homens enfiados, um dos laterais ou dos volantes santistas terão de ficar mais presos (até porque se os atacantes abrirem pelos flancos, pode sobrar espaço, se Roberto Brum deixar, para Diego Souza se projetar pelo centro [e porque, em tese, Armero e Fabinho serão bem ousados]).



Se os alas palmeirenses pressionarem adiante, Triguinho e Luizinho não poderão avançar a todo instante. Se o fizerem na louca irão desguarnecer a retaguarda. Por isso visualizo Madson e Neymar entrando não somente na diagonal, mas buscando a linha de fundo para efetuar os cruzamentos.

Além dos neoponteiros, Ganso será crucial na articulação das jogadas. Ele pode cair pelos dois lados (até para fugir de Pierre), especialmente pelo esquerdo, já que o direto receberá o suporte de Pará. Para mim o substituto de Rodrigo Souto é uma incógnita. A aposta é de risco, eu sei, porém arrisco em Pará porque ele tem boa qualidade técnica para se lançar à frente.

Não estático, Kléber Pereira aguardará a aproximação dos três meias na ofensiva. Embora seja a referência na dianteira do Santos, o centroavante pode pintar às costas dos volantes adversários e quiçá pelos lados.

Apesar de ser fundamentada, tudo isso é teoria. A partir das 18h10, horário de Brasília, no Palestra Itália, veremos a prática.

Nenhum comentário: