segunda-feira, maio 04, 2009

A hegemonia rubro-negra é relativa

Tem-se falado bastante que a hegemonia carioca é flamenguista. Não há dúvida de que no Rio o Mengão é sempre tradição. Prova disto é o tricampeonato conquistado em cima do Botafogo neste domingo. No entanto é preciso relativizar esta superioridade.



Escrevi no texto sobre os campeões invictos que, na minha opinião, em São Paulo e no Rio Grande do Sul não há um clube supremo. Os grandes paulistas e gaúchos atravessam uma fase equivalente. Não ocorre uma disparidade flagrante entre os rivais, como por exemplo acontece em Pernambuco e Minas Gerais, onde Sport e Cruzeiro estão bem à frente dos demais.

Acredito que o futebol do Rio de Janeiro, apesar do tricampeonato do Flamengo, se enquadra no primeiro bloco. Assim como no RS e em SP, não vejo uma equipe no RJ nitidamente superior aos principais concorrentes. Em 2007 e 2009 o Fla bateu o Bota nos pênaltis. Não teve nenhum 5 a 0 como em BH. Além disso, o Fluminense chegou à final da Libertadores no ano passado. E o Botafogo, mesmo com uma folha salarial humilde, por um fio não botou água no chope do Flamengo.

Para mim a supremacia rubro-negra no Rio é relativa. Não enxergo o time de Cuca com corpos e corpos de vantagem em relação a Fluminense, Botafogo e, por que não, Vasco. Até porque se contentar somente com o estadual é pensar pequeno. É preciso projetar a situação em proporções nacionais e internacionais.

2 comentários:

cesar afonço disse...

A supremacia do Fla no Rio é comprovada com os números. Em 11 anos faturou 7 estaduais.

Essa hegemonia é algo especial para o carioca e Rubro Negro. Foram 103 anos com o Fluminense com o maior numero de titulos. Agora, enfim, o Fla pode se intitular Rei do RIo.

O time pode não estar tão acima dos demais, mas a sala de troféu ngm no RIo tem igual.

vlw abs

André Augusto disse...

Hegemonia é hegemonia. Mas o nível dos campeonatos cariocas cai vertigio=nosamente nos últimos anos. Não vejo nenhum clube carioca em condições de, neste momento, encabaçar os favoritos para o Brasileirão/09.

Abs