sábado, dezembro 12, 2009

Afinal, qual é o esquema do Real?

Ou o Real Madrid é uma salada tática, ou eu não compreendi a filosofia de jogo de Pellegrini.

Mais provável a segunda.

O próprio Kaká disse ao PVC, via e-mail, salvo engano, ali pelo começo da temporada, que o técnico chileno pensava no time no 4-4-2 em quadrado, com ele e Cristiano Ronaldo atuando como meias, e Raúl (ou Higuaín) e Benzema no ataque.

No entanto o que se vê na prática, sob meu humilde ponto de vista, é uma equipe assimétrica, com tendência a cair pela esquerda (seja com Kaká e Cristiano ou Vaart e Marcelo em campo). Mesmo no 3 a 2 sobre o Valencia, quando a presença de Higuaín aberto pela direita se fez marcante, houve o desequilíbrio.



Em tese este na prancheta é um time com dois ponteiros. Mas é comum ver o 20 na área, nas vezes que o 11 cai para a esquerda. Os verdadeiros produtores pelo lado de cá são o volante Lass e o lateral Sérgio Ramos.

A vitória deste sábado foi no sufoco. Não dá para dizer que foi um achado, porque os merengues fizeram por merecer. Porém ainda falta à equipe, na minha opinião, uma cara. Falta encontrar um padrão.

Um comentário:

André disse...

Carlão, muitas vezes o Real varia para o 4-4-2 em losango. O Alonso vira primeiro homem, com Lass e Marcelo nos vértices laterais e Kaká fechando o meio. Cristiano e um centroavante na frente. Assim jogou contra o Barça no Camp Nou.