sábado, janeiro 23, 2010

Lado direito do Barcelona faz a diferença

Não é de hoje que a equipe catalã joga no 4-3-3 com dois meias, dois pontas e um centroavante. Pelo lado esquerdo, o lateral, o meia e o ponta são Abidal, Iniesta e Henry. Pelo direito, Daniel Alves, Xavi e Messi. Para mim, este último é o melhor trio do mundo, que atua por aquela faixa do gramado.



Se Daniel Alves não é um marcador de mão cheia, defensivamente o brasileiro não compromete. No entanto é no apoio que ele se sobressai. A precisão de seus cruzamentos e a qualidade das bolas que saem do seu pé direito são invejáveis. Daniel vai bem tanto quando vem por dentro, em diagonal, quanto quando faz o corredor, até a linha de fundo.

Xavi, por sua vez, tem a visão de jogo privilegiada. Seus lançamentos são verdadeiros passes. Por essas e outras ele é o grande articulador do time, ao lado de Iniesta. E não bastasse ser um dos maestros do Barça, Xavi também cumpre o papel de finalizador. Se não chega a ser um artilheiro, vira e mexe balança a rede.

Já Messi dispensa apresentações. Na minha modesta opinião, o argentino é gênio, daqueles que aparecem de dez em dez anos. Além de driblar como ninguém, além de ser um representante nato do futebol-arte, Lionel faz gols, é decisivo e determinante. Ele consegue conciliar fantasia e eficiência. Consegue juntar o lúdico à objetividade.

Quando os três se juntam, sai de baixo. Não devem ser poucos os laterais-esquerdos, volantes e quartos-zagueiros espalhados pela Europa que têm pesadelos com eles. Que, por sinal, além de jogarem muito, são pra lá de entrosados. E esta qualidade e entrosamento ficaram nítidas na partida diante do Valladolid, neste sábado, dia 23, pelo Campeonato Espanhol: vitória por 3 a 0 com gols de Xavi, Daniel e Messi, sendo o primeiro anotado num contra-ataque envolvente, que envolveu os três diretamente.

Texto publicado em Goal.com/br.

5 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog é muito bacana.

seja seguidor
http://boletimsport.blogspot.com/

Filipe disse...

O Barcelona realmente joga muito bem pelos lados, e como vc disse é o melhor lado direito do mundo.

Meu blog:
http://loucosdofute.blogspot.com/

Eduardo Junior disse...

Um dos motivos do sucesso defensivo do Dani Alves no Barça é que na maioria das vezes em suas subidas ao ataque, o Barça vira um time no 3-4-3, com o Abidal como zagueiro esquerdo, Puyol de líbero e Pique como zagueiro direito

Unknown disse...

o Messi encaixava certinho no SPFC... hehehehehehe

André Augusto disse...

O lado mais frágil do barça é a LE, o Abidal é fraco. De resto, o time inteiro é ótimo.