sábado, abril 24, 2010

O 10 do Milan é o volante

A diferença entre o losango da Inter e do Milan é que, nos caso dos nerazzurri, quem faz o time jogar é o meia. Na equipe rossonera, o dono da bola é o volante. A fase de Sneijder é tão boa que Seedorf e Ronaldinho não conseguem exercer a função com tamanha maestria.

Na derrota para o Palermo por 3 a 1, neste sábado, as poucas e boas tramas rubro-negras apareciam quando Pirlo saía para o jogo e acionava seus colegas.



No segundo tempo, mesmo com a entrada de Inzaghi no lugar de Zambrotta, o 4-4-2 em losango foi mantido. Leonardo passou Antonini à lateral direita, Jankulovski à esquerda, Gattuso para a cabeça-de-área, Seedorf e Pirlo para os vértices laterais, e Ronaldinho para a articulação, centralizado, atrás de Pipo e Huntelaar.

2 comentários:

Moraes disse...

concordo q o Pirlo é essencial, se fosse adiantado seria uma ótima opção ofensiva... só q nem o Leonardo, nem mesmo o Carlo Ancelloti concordam com isso. Uma pena.

só discordo acerca da formação.. infelizmente, o Leonardo ainda utiliza um 4-3-3, pq, ao contrário do seu ótimo esquema, o Seedorf sempre ocupa muito mais a ponta direita, na falta de um atacante por lá.

parabéns pelo Blog, sempre consulto qnd recebo um tweet de atualização

Roberticus disse...

Carlão,

não deveria ser nada surpreendente que Pirlo seja tão habilidoso mesmo sendo 'volante'- pois ele começou sua carreira (nas categorias da Inter e depois na Brescia) como meia-de-ligação.
Foi o Carlo Mazzone na Brescia quem sugeriu para o jogador a inovação de este novo papel de 'camisa 10 como volante', e consta para mim que isso foi o mais radical improvisação tática da última década.

Bem,agora: você consegue imaginar algum técnico brasileiro se atrevendo a tal postura? Por exemplo, colocando o Tcheco frente da zaga corinthiana?