segunda-feira, maio 03, 2010

A flexibilidade de Ganso

Ganso tem chances de ser titular. Com a 7, não com a 10.

No 4-5-1 (4-2-3-1) da Seleção, o santista, na minha visão, ameaçaria mais Elano, Ramires e Daniel Alves, as opções para o lado direito da linha de três do meio-campo, do que Kaká, o meia central.

O esquema verde-amarelo pode ser considerado assimétrico porque os jogadores das beiradas, Robinho e Elano, têm características distintas: um é condutor de bola e o outro é passador. Esta é uma peculiaridade do time de Dunga e Jorginho. Ao contrário de boa parte das equipes que adotam essa estrutura tática, o Brasil não tem dois homens velozes pelas pontas. Apenas um.

Para cumprir este papel pelo lado destro, de lançador e de eventual terceiro volante, cobrindo as subidas de Maicon, Paulo Henrique, a meu ver, tem mais condições que Elano e Ramires (Daniel Alves já não sei).

Contudo, se essa hipótese tiver fundamento e se materializasse, Ganso seria escalado como no Mundial do Egito, quando particularmente discordei do treinador Rogério. A diferença é que Kaká representa mais para a Seleção principal, em todos os sentidos, do que Giuliano para a Sub-20.

O fato é que, se for convocado, o camisa 10 da Vila pode jogar em mais de uma posição e executar várias funções.

4 comentários:

Robson disse...

Olá,
realmente o Dunga não abrirá mão do Kaká, pela experiência que possui e demonstrado. Também gostaria de ver Ganso com a amarelinha, mas acho difícil a comissão técnica fazer surpresas às vésperas da Copa do Mundo...não acho que seja o perfil do Dunga. Será uma pena!

Vinicius Grissi disse...

Acho que é precipitado utilizá-lo por ali. O ideal seria levá-lo para a Copa e preparar o jogador para ser o substituto de Kaká.

Como terceiro homem do meio, apenas em situações extraordinárias.

Vinicius Grissi disse...

Passando por aqui para convidar você e todos os leitores do blog para participar de mais uma edição do Bolão Marcação Cerrada do Campeonato Brasileiro. É só entrar no blog e se cadastrar até sexta-feira.

Aproveite também para inscrever seu time na liga M.Cerrada no Cartola.

Abraços!

Sérgio Freitas disse...

muito bom esse blog valeu