sexta-feira, junho 04, 2010

Duas opções para o Verdão

Confesso que desconheço a variação do 4-4-2 utilizada por Parraga no Palmeiras. Só sei que, com a chegada de Kléber, a presença de uma dupla legítima de atacantes será constante, sem necessidade de improvisos.

A julgar pelo elenco alviverde, penso em duas possibilidades. Uma com dois volantes e dois meias. Desta maneira Lincoln e Cleiton Xavier dividiriam a responsabilidade de abastecer os homens da frente e de aparecer na área para finalizar.



Já Marcos Assunção (ou Márcio Araújo) teria a liberdade para avançar e a obrigação de cobrir Vítor, em especial quando os dois laterais subissem ao mesmo tempo.

Outra alternativa seria o losango no meio-campo, com Pierre (ou Edinho) como cabeça-de-área autêntico, Marcos e Cleiton no apoio, Lincoln como meia-armador ou ponta-de-lança, depende de sua particularidade, e Kléber e Ewerthon na movimentação ofensiva, sem uma referência fixa.



Só não imagino um time com três zagueiros, porque desta forma a meia-cancha ficaria com um jogador a menos, nem com apenas um atacante, porque não há no plantel um centroavante típico.

Baseado nas características dos altetas que estão no grupo, a meu ver a estrutura tática mais aconselhável é o 4-4-2, em losango ou quadrado. Em linha, não.

5 comentários:

Bola Fora disse...

Parabéns pelas análises táticas criteriosas, sempre muito sensatas e bem representadas. Creio que com o Kléber o Palmeiras ganha em versatilidade, sendo ele um jogador com características de centroavante mas que também faz bem essa aproximação com os meias. Abraço

Anônimo disse...

A primeira formação é a ideal. Basta esses jogadores atuarem nessas posições, com vontade e vergonha na cara, que as coisas se resolvem pro Palmeiras.

Esteban Crustille disse...

Selección de brasil es una selecciíon de débios ...

MESSI TIENE RAZIÓN, SOMOS LOS MEJORES !!!!!!!!
Los débios jugadores de brasil son fracazados y su mediocre selección no pasa de las quartas de final .

PORTUGUES UN IDIOMA QUE NO TIENE INPORTANCIA PARA EL MUNDO.
Estaba pensando que debe ser muy frustrante vivir en un continente donde todos hablan un idioma(español) diferente. Caso concreto de los Brasileños, están solos en América del Sul ,porque todos sus vecinos hablan español, los camaradas de lengua más cercanos está hasta Portugal.
Estados Unidos al menos tiene a Canadá, y hoy en día muchos hablan inglés, ¿Pero cuántos hablan portugués?, porque a NADIE le interesa hablar portugués siendo sinceros.
Cuando alguien se decide a aprender otro idioma eligen el
español Inglés o el Francés, después el italiano o Alemán.
O Japonés o hasta Chino pero JAMÁS Portugués. Y miren que me parece un idioma cuando feiozo y que no tiene utilidad mundial. Vamos hablar en casteliano y español que es mucho mejor.
ARGENTINA CANPÉON 2010 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Y la mediocre selección de brasil no pasa de las quartas de final ........

Un saludo
Esteban Crustille
Córdoba

Blog do Tavares disse...

Concordo com vc Carlos.

Essa são as formações ideais para o Palmeiras. O problema é que estando o time tão fragilizado, os treinadores tem a tendencia de encher o meio campo de volantes, coisa que amarra o jogo do Palmeiras.

Parabéns pela análise.

Há quanto ao "hermano":

Le falta una chica compañero ;)

Campo de Jogo disse...

Bela análise!!
Também vejo o Palmeiras jogando com dois atacantes. O Éwerthon está muito sozinho nos últimos jogos.
O time do Palmeiras não é tão fraco como a imprensa diz. Caso cheguem os reforços prometidos pela diretoria dá pra brigar lá em cima!!