segunda-feira, junho 28, 2010

Nome a nome de Brasil e Holanda

Embora eu teime em ver a Holanda no 4-3-3, as seleções amarela e laranja jogam com esquemas táticos parecidos: uma linha de quatro, dois volantes, um meia centralizado, dois homens abertos pelas beiradas e um centroavante.

Estes enfrentamentos não serão vistos em campo, no entanto é possível traçar um paralelo entre os jogadores no que diz respeito à qualidade individual. Eis quem leva vantagem nos setores, na minha opinião.

Na defesa o Brasil vence de goleada. Para mim Julio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos são melhores, sem exceção, que os respectivos goleiro, zagueiros e laterais adversários (Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathjsen e Van Bronckhorst).

Já entre os volantes, o páreo é duro. Talvez aqui aconteça um empate técnico, pois Gilberto Silva e Felipe Melo estão ali com Van Bommel e De Jong. Ambos os quatro primam pela marcação e pecam na criação. Têm grandes limitações com a bola no pé.



Outro empate técnico ocorre entre os camisas 10. Pelo momento, não pelo geral. Vejo hoje Kaká e Sneijder em condições semelhantes. O brasileiro é mais talentoso, não há dúvida, porém a forma do holandês está mais em dia. Por isso o equilíbrio entre eles.

A vantagem holandesa aparece no corredor da direita, onde Robben e Elano atuam. Apesar dos dois gols que marcou em duas partidas, e de sua importância tática, é evidente que o camisa 7 do Brasil é inferior ao 11 da Holanda. Em contrapartida Robinho, o 11 verde-amarelo, supera Kuyt, o 7 laranja.

Por fim, na referência do ataque, Luís Fabiano e Van Persie. Pau a pau. Antes da Copa começar, inclusive, eles protagonizaram uma enquete aqui no blog. E deu Van Persie. Para manter minha posição, entendo que o 9 europeu esteja à frente do 9 sul-americano.

No frigir dos ovos, muito em função do setor defensivo, a Seleção tem mais qualidades individuais. O que não é garantia de passagem à semifinal, obviamente.

12 comentários:

Ricardo Milepp disse...

A Holanda sempre teve na defesa seu ponto fraco. Só que, "em nome do 4-3-3", nenhum treinador havia escalado um volante a mais pra guarnecer a zaga. Até van Marwijk chegar.
Se a Laranja jogasse só com van Bommel ou De Jong, aí era teta pro Brasil. Ainda somos favoritos, mas é bom jogar bola. 2010 é o ano das "zebras"...

Victor disse...

Discordo em partes. Não acho o Van Brockhorst inferior ao Michel Bastos, muito pelo contrário. Também não acho Robinho superior a Kuyt. O que este tem de raça, aquele tem de firula. Não há como comparar os volantes: Van Bommel e De Jong são anos-luz superiores a Felipe Melo e Gilberto Silva. É um insulto comparar aos holandeses compará-los aos brasileiros. Também acho o Sneijder bem superior ao Kaká. O brasileiro ainda não mostro a que veio, já o Sneijder é um gênio e, ainda por cima, está em forma. Goleiro, zagueiros e lateral-direito a nossa seleção supera a Laranja Mecânica. Van Persie e Luís Fabiano estão equilibrado, mas Van Persie é muito mais habilidosos e inteligente.

Unknown disse...

concordo...
só não acho o robinho melhor...
hj ele não jogou nada pra variar...

Gerson Sicca disse...

Acho que o VAn Persie ainda tem mais bola pra mostrar.
E Robben é a prova de fogo para o áureo-cerúleo Michel Bastos.

Andrew Lermen disse...

ééé carlos, esse duelo vai ser literalmente Tenso. as 2 seleções fora a defesa, se parecem bastante, só espero que a gente possa comemorar essa. vai ser uma grande partida novamente, como foi nos outros embates de BRA X HOL em copas.

João Gabriel disse...

Carlão, na boa, o Fabuloso é muito mais decisivo que o Van Persie. Até o Nilmar é muito melhor que ele.

Paulo Vitor Moraes disse...

Seleção brasileira passa fácil para as semi-finais.

Querem saber sobre os bastidores do futebol?! Acessem meu blog: www.bastidoresfc.blogspot.com

Unknown disse...

Brasil vai pegar meu favorito http://bit.ly/bUdxwR quem leva vantagem?

acho que a holanda tem larga vantagem

Unknown disse...

Discordo frontalmente quanto à comparação entre Sneijder e Kaká. Acho que o Sneijder tem muito mais talento, visão de jogo, está em melhor forma, enfim, é muito mais jogador. Quanto aos volantes também acredito que há vantagem para os holandeses, até mesmo pelas suas temporadas: enquanto que Van Bommel é o capitão do finalista da Champions e o De Jong é titular do 5º colocado (se não me engano) do Campeonato Inglês, o Gilberto Silva joga na Grécia e o Felipe Melo fez um péssimo ano pela Juventus. Claro que isso não prova nada, mas acredito que os dois holandeses tem mais qualidade, melhor passe, mais inteligência que os brasileiros, igualando-se na marcação. Quanto à Van Persie e Luis Fabiano acho que o primeiro é mais inteligente e mais habilidoso, mas pelo atual momento o segundo merece respeito. Concordo com e empate. E pra quem falou nos comentários que o Nilmar é melhor que o Van Persie: tá de sacanagem né... Heheheh abraço!

Unknown disse...

Discordo frontalmente quanto à comparação entre Sneijder e Kaká. Acho que o Sneijder tem muito mais talento, visão de jogo, está em melhor forma, enfim, é muito mais jogador. Quanto aos volantes também acredito que há vantagem para os holandeses, até mesmo pelas suas temporadas: enquanto que Van Bommel é o capitão do finalista da Champions e o De Jong é titular do 5º colocado (se não me engano) do Campeonato Inglês, o Gilberto Silva joga na Grécia e o Felipe Melo fez um péssimo ano pela Juventus. Claro que isso não prova nada, mas acredito que os dois holandeses tem mais qualidade, melhor passe, mais inteligência que os brasileiros, igualando-se na marcação. Quanto à Van Persie e Luis Fabiano acho que o primeiro é mais inteligente e mais habilidoso, mas pelo atual momento o segundo merece respeito. Concordo com e empate. E pra quem falou nos comentários que o Nilmar é melhor que o Van Persie: tá de sacanagem né... Heheheh abraço!

Anônimo disse...

Por ambos serem camisa 9, a holanda ser na escalação um time mais mais ofensivo e mesmo assim Luís Fabiano ter feito mais gols, não o torna superior no duelo direto com van persie?
A defesa do Brasil eh bem melhor do q a da holanda em todas as posições.
O meio campo brasileiro com Felipe Melo e Gilberto marca mais e o da Holanda cria um pouco mais.

Salete Corrêa disse...

Concordo com você em quase tudo, discordo sobre Van Persie, não o acho tão bom assim, os lances dele sempre me parecem mais do que realmente são, e já o vi cometer erros banais em horas erradas. Apesar de também não ver Luís Fabiano como unanimaidade, daria aí outro empate técnico. E acho que Daniel Alves equilibra mais o páreo do que Elano (já que muito provavelmente ele entrará em campo, pela infeliz contusão de Elano), mas é claro que Robben continua perigosamente superior.