segunda-feira, setembro 05, 2011

Ronaldinho faz Neymar mudar de posição

Assim que perdeu Ganso aos 9 minutos da primeira etapa, Mano Menezes trocou o 4-2-3-1 (previsto aqui) pelo 4-3-3 (um volante e dois meias), com a entrada de Elias.

O esquema não é novidade. Quando não pôde contar com o camisa 10 santista, o treinador optou pela mesma estrutura tática, vide os amistosos contra Romênia e Holanda e outros não registrados no blog. Se não me engano, ocorreu o mesmo contra a França.



Quando Ganso não está apto, a alternativa é pertinente. Porém as peças poderiam ser diferentes. Como por exemplo, Hernanes, que preenche todos os requisitos para a posição: poder de marcação, visão, qualidade no passe, no cruzamento e arremate de fora da área. Não tem a velocidade de Elias ou Fernandinho, mas tem bola para cumprir o papel, além de poder fazer o segundo volante no 4-2-3-1.

No intervalo, com um a mais em campo e no placar, Mano sacou Fernandinho, autor da assistência no gol de Leandro Damião, e colocou o canhoto Hulk. O número 20 entrou bem na partida e criou boas oportunidades de ataque. Não foi genial, mas mostrou por que deve continuar sendo chamado. Sem dúvida pode render mais pela ponta direita do que Robinho.



Com o jogador do Porto no gramado, o técnico do Brasil voltou ao 4-2-3-1, só que desta vez, para minha surpresa, com Neymar por dentro. Ou seja: para acomodar Ronaldinho, tanto no primeiro quanto no segundo tempo, Mano mudou o posicionamento do craque da Vila. Será que vale a pena?

Falando em Ronaldinho, aliás, não vi toda essa bola que muita gente viu diante de Gana. Para mim foi comum, suportado pelas cobranças de falta, escanteios e lançamentos. Na minha opinião, pouco para retornar a vester a amarelinha. Os argumentos "experiência" e "referência" para trazê-lo de volta soam estranhos aos meus ouvidos.

A nota boa fica por parte de Leandro Damião, que aproveitou a chance com unhas e dentes e mostrou ao comandante por qual motivo deveria ter ido à Copa América. Pato vai ter que comer muita grama para reconquistar a 9. Condições ele tem.

3 comentários:

Fernando disse...

Carlão, excelente análise tática do jogo. Não enxergo tática tão facilmente assim não...

Na parte técnica, também não vi e nem tenho visto essas maravilhas todas do Ronaldinho Gaúcho.
Pra mim, seu futebol é cada vez mais parecido com o do Beckham: bolas alçadas na área, faltas e escanteios. A genialidade do "Ronaldinho do Barcelona" parece que morreu mesmo, salvo raros lampejos como na partidaça contra o Santos.

Walter Azevedo disse...

Respeito, mas acho precipitado o seu comentário sobre R10. Ele está voltando agora à seleção. Pelo menos se apresentou pro jogo. A bola invariavelmente passava por ele, dando cadência ao time. Com entrosamento, as coisas devem melhorar, até porque tem um excelente controavante para usar como referência. Um abraço!

Maillot de foot pas cher disse...

Neymar joue principalement comme attaquant central, deuxième attaquant, ailier ou occasionnellement comme milieu offensif.