terça-feira, outubro 04, 2011

Possível Corinthians com Adriano

Emerson ou Danilo? Quem vai pagar o pato? Essa deve ser a dúvida na cabeça de Tite. Pelo menos na minha, essa é a interrogação.

Se o treinador do Corinthians mantiver o 4-2-3-1, Liedson vai ser deslocado para uma das pontas, o que, para mim, é completamente aceitável. Graças à sua velocidade e habilidade, o camisa 9 pode se sair muito bem como ponteiro. Por outro lado, pode-se argumentar que é um desperdício ter Liedson longe do gol. E mais: que ele pode não ter pulmão para acompanhar o lateral adversário quando o time está sem a bola.

Pela outra beirada, a vaga estaria entre Emerson, Jorge Henrique, Willian, e até Danilo. No entanto, na minha opinião, Emerson é quem melhor preenche os requisitos para a posição. Não sei qual é a ideia de Tite, mas esse seria o meu Corinthians.



A outra opção é mudar o esquema, trocar o 4-2-3-1 pelo 4-4-2 em losango. Nessa nova estrutura não haveria lugar para Emerson. No setor ofensivo, Adriano e Liedson formarian a dupla, e no meio-campo o quarteto com Ralf, Paulinho, Danilo e Alex.

Na cabeça-de-área, o marcador Ralf seria o responsável pela proteção aos zagueiros e pela cobertura dos laterais e apoiadores. À frente dele, pela direita, Paulinho, e pela esquerda, o canhoto Danilo. Com o 20 no gramado, a função da armação não sobrecarregaria o 12.



Confesso que a primeira alternativa me agrada mais. Gosto da ideia de atuar com dois pontas e um centroavante. Contudo reconheço que, pelo menos na teoria, o 4-4-2 em losango daria mais equilíbrio à equipe. Pelo menos na teoria.

Resta-nos esperar para ver como o Imperador vai estrear e o que o técnico do Timão tem em mente para as últimas onze rodadas do campeonato.

2 comentários:

Nicolau disse...

Acho que Tite vai na primeira opção. O que não sei se o treinador vai conseguir é justamente abrir mão ao mesmo tempo do poder de marcação de William e Jorge Henrique. Espero que o faça.
Uma terceira opção poderia ser um 4-4-2 com quadrado, não? Segura o Paulinho, solta mais o Danilo e dá ao Alex (que tem mais pulmão) um papel na marcação. Que acha?

João Gabriel disse...

Concordo com o Nicolau. Acho que Tite vai no primeiro esquema, com Wilian pela direita e Liedson na outra ponta. Porém, acho que a melhor opção é o 4-4-2 da segunda prancheta, ou em linha, com os volantes por dentro, Danilo fechando a esquerda e Alex saindo da direita pro meio.
Elenco bom, esse do Corinthians.