quinta-feira, janeiro 19, 2012

Possível Cruzeiro com Walter

Estava em dúvida quanto à dupla de zaga e à uma peça do meio de campo. Mas com a ajuda do @PCAlmeida e do @ViniciusGrissi, resolvi publicar a prancheta do possível Cruzeiro 2012.

Em princípio tinha pensado em Roger titular, porém Everton dá mais velocidade e agressividade ao lado esquerdo, permitindo até uma variação tática para o 4-2-3-1. A presença do veterano entre os onze, todavia, não é descartada.

Mancini deve manter o 4-4-2 em losango do ano passado. E faz bem se mantiver, pois é o esquema que mais favorece o principal jogador da equipe: Montillo. Além de armar o jogo, o argentino é sempre forte na chegada à área. Com Wallyson caindo pelos dois lados, o camisa 10 deve enconstar em Walter com frequência.



O atacante ex-Inter e Porto, aliás, chega para solucionar o problema do setor que esteve tão carente na temporada passada. Embora seja um pouco irregular, Walter deve entrar no time para não sair mais. O torcedor só precisa torcer para que Wallyson não se machuque de novo.

Na lateral esquerda, tanto P.C. Almeida quanto Vinicius Grissi optam por Gilson. Já eu, fã confesso do futebol do Diego Renan, escolho o jovem da base. Para mim é realidade desde 2009 e tem um belo futuro pela frente.

Se não foi o clube que melhor contratou para 2012, o Cruzeiro não só manteve o pé pensante e goleador do elenco, mas também trouxe um centroavante bem acima dos demais que possui. É verdade que é um ataque jovem (Wallyson 23, Walter 22). Contudo, promissor. Na teoria, dá certo. Vamos ver na prática.

4 comentários:

Felipe Simonetti disse...

Como fão do Porto, reconheço que foi uma ótima contratação. Eu acompanhava bem o Walter e quase sempre que entrava jogava bem, mas era um 4-3-3 com 4 (ou 5) jogadores o servindo bem. Agora veremos no máximo 3.

Ele tem potencial e acho que pode encaixar bem no Cruzeiro, mas não acredito que foi o time que melhor contratou. Prefiro o São Paulo ou o Grêmio (que investiu pesado no ataque).
Abraço

Pedrim disse...

Carlão, Walter é uma otima contratação... nesta temporada de 2011-12 ele atuou 8 vezes sendo que apenas 3 como titular e balançou a rede 6 vezes.


Outra contratação que o Cruzeiro tenta desde o final de 2011 é o ex-atacante do Ceara, Osvaldo que poderia fazer o Cruzeiro usar um 4-2-3-1 com o trio Osvaldo-Montillo-Wallyson na linha dos 3 meias ofensivos e Walter no ataque

Carlos Pizzatto disse...

Perfeito, Pedrim. Falta outro atacante de movimentação para Mancini usar o 4-2-3-1. Osvaldo cairia como uma luva.

Anônimo disse...

Sinceramente este esquema 4-2-3-1 é muito complicado para ser usado, na minha opinião não são todos os times que têm peças para compor este esquema.

Usar atacante caindo pelos lados é difícil não são todos que têm tanta obediência tática para jogar este tipo de futebol e se sacrificar pelo time.

O Corinthians é o melhor time usando este esquema hoje no futebol brasileiro, inclusive com peças de reposição no banco de reservas.

Mais uma vez parabéns pelo blog.

Jeferson Ribeiro Barbosa