terça-feira, março 27, 2012

Pré-jogo: Milan x Barcelona

Ao contrário dos confrontos válidos pela fase de grupos, dessa vez está difícil prever o que pode acontecer taticamente no jogo entre Milan e Barcelona. Em especial por causa de alguns desfalques, principalmente pelo lado rubronegro.

Na verdade não há dúvida quanto ao esquema tático. Desde sempre, faça chuva ou faça sol, Allegri escala sua equipe no 4-4-2 em losango. Ele pode até mudar as peças, mas a estrutura continua a mesma. Sempre. Portanto deve ser assim que os donos da casa irão atuar. A questão, porém, é: quem substituirá o suspenso Van Bommel?

Baseado nas informações do site da UEFA, acredito que são duas as opções: Ambrosini ou Muntari. Emanuelson é dúvida, mas se fosse escalado, Seedorf poderia ser o primeiro homem do meio campo, com o holandês pela esquerda, Nocerino na direita em Prince Boateng na ligação. Contudo, na prévia aqui do blog, optei por Ambrosini, pela experiência.

Se confirmadas as presenças de Bonera, Mesbah, Nesta e Robinho, este deve ser o onze inicial que tentará parar o todo-poderoso Barcelona. No entanto, atacar tamém será preciso, e para isso o trio Boateng-Robinho-Ibrahimovic terá de estar inspirado.



É possível suportar a pressão azulgrená sem sofrer gol? E atacar sem se expor aos contra-golpes? Difícil. O panorama deve ser o de praxe, mesmo longe do Camp Nou: posse de bola para o Barça, troca de passes curtos e pacientes, inversões de jogadas à espera da melhor oportunidade para a infiltração na área. Sem a bola, retomada rápida com marcação por pressão.

Pelo lado espanhol, pode-se até pensar no 3-4-3. Dois zagueiros no combate e um na sobra, na disputa com Ibrahimovic e Robinho; meia cancha espelhada em losango com Busquets, Xavi, Fàbregas e Iniesta; e ataque com dois pontas (Alexis e Pedro) e o falso 9 (Messi). Porém creio no tradicional 4-3-3, com Daniel Alves e Puyol nas laterais.

Se assim for, três duelos podem ser claros: Busquets x Boateng, Xavi x Seedorf e Fàbregas x Nocerino. Já Ambrosini pode ser cercado ora por Iniesta, que se integra ao meio campo, ora por Messi, que vira-e-mexe recua pela faixa central ou inverte com Alexis Sánchez.

Seja como for, tentativas de previsão à parte, o apito inicial será dado às 15h45, horário de Brasília, nesta quarta-feira, no San Siro, pela partida de ida das quartas de final da Champions League.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: