terça-feira, março 06, 2012

Pré-jogo: Santos x Inter

Por que raios um treinador iria entregar seu onze inicial de bandeja, de mão beijada ao adversário, logo na véspera de uma pedreira pela Copa Libertadores da América? Por quê?

Posso me enganar, quebrar a cara, mas não acredito de olhos fechados na antecipação de Dorival Júnior nesta terça-feira. Na publicação da ZH Esportes (leia aqui), Dagoberto começa no banco e Elton no campo.

Entendo a opção de Dorival por três "volantes", o jogo é fora, diante de Neymar e cia. A opção por Dagoberto na reserva, todavia, não consigo compreender. Por um simples motivo: o contra-ataque.

Na Vila Belmiro, naturalmente, o Peixe deverá ter mais posse de bola e pressionar com mais frequência. Por conseguinte os espaços para o contra-golpe irão aparecer, e aí um atleta de velocidade como Dagol é imprescindível.

Por essas e outras, apesar das informações cedidas por Dorival, estou indo contra a maré e imaginando que o camisa 20 será titular. Porém creio que o costumeiro 4-2-3-1 dará lugar ao 4-4-2, para justamente haver a "compactação" mencionada pelo técnico, e para que ninguém sobre no setor do meio de campo (quatro vs quatro).



Veja bem: a notícia é, do meio para frente, Bolatti, Elton, Guiñazu, Oscar, D'Alessandro e Damião - Dagoberto no banco. No entanto vou bancar o teimoso na minha prévia e manter Dagoberto entre os onze.

A probabilidade é pequena, mas caso minha teimosia se confirme (Dagoberto e Damião titulares), das duas uma: Elton deve ficar entre os suplentes, e Oscar deve jogar mais recuado; ou Elton deve ser titular, para reforçar a marcação na meia-cancha espelhada, e Oscar ficar na reserva. Contudo, convenhamos, é difícil pensar em Oscar (ou D'Alessandro) na reserva.

Quanto aos donos da casa, a projeção não deve ser diferente da que foi contra o Corinthians no último domingo (aqui). Henrique na cabeça de área, Ibson e Arouca no apoio, Ganso na articulação, e Neymar em regra partindo da esquerda, porém se movimentando bastante, caindo pelos dois lados e buscando o jogo atrás. Na referência, Borges.

Teorias e tentativas de previsão à parte, a bola rola na prática às 19h45, horário de Brasília, pela segunda rodada do torneio mais cobiçado do continente. Só para registro, no momento a situação do Grupo 1 é: The Strongest líder com 6 pontos, Inter em segundo com 3, Santos em terceiro e Juan Aurich em quarto, ambos sem nada.

Nenhum comentário: