terça-feira, julho 24, 2012

Andrezinho pede carona

Duas boas novas para o Botafogo. A primeira é que o camisa 17 deve estender o contrato e permanecer no clube. A outra é que ele treinou entre os titulares nesta terça-feira. Quem perdeu a posição em relação à partida contra o Grêmio foi Fellype Gabriel. Só não sei se Oswaldo de Oliveira mudou o esquema tático ou manteve o 4-2-3-1.



A tendência é que Andrezinho jogue aberto na esquerda, com o canhoto Vitor Júnior na direita e Elkeson na frente, dando bastante mobilidade à referência. Não acredito que o treinador abrirá mão de atuar com dois homens pelas beiradas. Quanto à manutenção da estrutura, porém, não tenho tanta certeza.

Nitidamente desconfortável numa faixa alta e central do campo, Seedorf foi o armador central do 4-2-3-1 alvinegro no domingo. E por ali não rendeu nem deve render o que pode. Não é muito a dele exercer essa dupla função de armar e também se apresentar na área, enconstar no centroavante, arrematar. A dele é mais armar. Em sua última temporada no Milan, inclusive, no 4-4-2 em losango de Allegri, ele era o apoiador pelo lado esquerdo. Veja aqui.

Em tese as duas buchas que Oswaldo tem para resolver são encontrar o posicionamento dito ideal de Seedorf, e encaixar Andrezinho numa das pontas (a esquerda). Não descartaria a possibilidade de um 4-4-2 em losango semelhante ao do Milan, com Andrezinho de enganche e Elkeson e Vitor Júnior no ataque. Contudo, como disse, não creio que o técnico irá abrir mão de jogar com dois atletas fechando os flancos sem a bola. Logo, parece-me que a alternativa indicada seja o 4-3-3.



Na teoria Andrezinho não é jogador de beirada. Tanto é que, se for mesmo escalado por ali, deve se agrupar à faixa central quando a equipe possui a bola. Deve auxiliar Seedorf na criação, sem abdicar de se infiltrar na área, de se aproximar do nove, de tabelar, finalizar, etc. E sem a posse, deve preencher o corredor lateral. Na prática, pode dar certo.

Resta-nos aguardar para ver qual Botafogo se apresenta no clássico com o Vasco, nesta quarta-feira: Andrezinho aberto num 4-3-3 com Seedorf na meia esquerda, Andrezinho aberto num 4-2-3-1 com Seedorf centralizado, ou Andrezinho na conexão dum 4-4-2 em losango. Ou em alguma outra opção aqui não citada.

No Twitter. No Facebook.

4 comentários:

Soham disse...

Dados os constantes apoios de Márcio Azevedo pela esquerda, talvez Andrezinho jogue mais centralizado e, com isso, mais próximo de Seedorf. Pode resultar daí uma ótima parceria para a construção de jogadas ou um certo tumulto para fazer a transição, isto é, com muitas pernas ocupando pouco espaço no gramado.

Também não duvido de, cedo ou tarde, Elkeson retornar ao meio e Vítor Júnior dar lugar para Rafael Marques, centroavante de origem e que até pode formar dupla com Elkeson como variação tática.

Abraços.

Anônimo disse...

RAINHA MARIA PADILHA que (cfs) nesse momento esteja pensando em mim e querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha a minha presença.
Que (cfs) me procure ainda hoje, AGORA me chamando para ficar ao seu lado e dizendo que me ama e que tomou a decisão certa e definitiva. Assim seja! Minha Rainha Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá onde (cfs) esta e faça com que ela não descanse enquanto não falar comigo, pelos poderes da terra, pela a presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13 almas Benditas. Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija onde (cfs) estiver me dê muito amor, carinho e queira ficar COMIGO PRA SEMPRE. Que (cfs) jamais deseje outra pessoa QUE NÃO SEJA EU, e que ela tenha olhos só para mim.
Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher gira, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (cfs) pra mim. E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (cfs) de volta o mais rápido possível, louca e muita apaixonada, que dessa vez ela volte definitivamente pros meus braços. Que (cfs) ame somente a mim e me faça muito feliz. Que seja carinhosa comigo, que não consiga olhar para nenhum outro homem que não seja eu. Que se sinta bem somente ao meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu Encontro, e me peça para que eu nunca a abandone. Que (cfs) queira ficar comigo PRA SEMPRE. Assim seja, assim será, assim está feito. Salve Pomba Gira Maria Mulambo, Salve Sete Saias, Salve suas irmãs, Maria Padilha, Arrepiada e todas as outras da Falange.

Grandes Paulistas Futebol disse...

Fala Carlão, bem legal seu blog.
Tenho um blog que fala sobre os quatro grandes paulistas, entra lá e deixa um comentário sobre o que achou, posto quase todos os dias.
www.grandespaulistasfutebol.blogspot.com
Abraços

Ana Dara disse...

Parabéns pelo blog Carlão! Acompanhamos sempre que possível. Abraço!