sábado, julho 14, 2012

A força da Macaca em Campinas

Devido à movimentação do canhoto Nikão - apenas 19 para 20 anos - pode-se dizer que existe uma variação no esquema tático da Ponte Preta. Originalmente posicionado na direita, o camisa 60 às vezes flutua pela faixa central do gramado, alterando o sistema para o 4-4-2 em losango. Mas esse deslocamento é raro, muito ocasional. Logo pode-se afirmar que Gilson Cleina adota o 4-3-3 na Ponte.

Na estrutura montada pelo treinador curitibano, o meia-esquerda Ricardinho é o principal armador da equipe, alinhado ao meia-direita Renê Júnior. Completa a meia cancha Baraka, o cabeça de área, o limpador de para-brisas.



Quanto aos laterais, as subidas são alternadas, como manda o figurino. Contudo, a tendência de Nikão de cortar para dentro, por ser canhoto, faz com que Gerônimo seja mais ativo que João Paulo, pelo menos no que diz respeito às jogadas de linha de fundo.

Já André Luis é mais atacante do que meia, é mais agudo que Nikão, por exemplo. É ele quem mais se aproxima da referência do ataque, o centroavante Roger, autor de dois gols no 3 a 1 sobre o Coritiba, neste sábado, no Moisés Lucarelli.

Com a vitória sobre o vice-campeão da Copa do Brasil a Ponte chegou a 15 pontos e dorme na sétima colocação do Brasileirão. E os peixes grandes podem se preparar, porque, em casa, a Macaca é perigosa e vai incomodar muita gente.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Carlos Pizzatto disse...

Correção: 4 a 1.

Anônimo disse...

Este é um ótimo site sobre a história a as atualidades do futebol:

http://futeboltotal82.blogspot.com.br/2012/07/falta-de-craques.html