quarta-feira, agosto 08, 2012

Brasil e Europa de igual pra igual

43 milhões de euros, informou PVC no ESPN.com.br. Essa foi a mixaria paga pelo PSG pelo são-paulino de 19 anos. 43 milhões de euros.

Lucas vale tudo isso? Não. Hoje, claro que não. Mas algum mérito ele deve ter tido para que o clube francês, capitaneado fora do campo por Leonardo, desembolsasse esse abismo de dinheiro. Seu empresário, Wagner Ribeiro, também. Na minha modesta opinião, o valor mais "justo" por Lucas, hoje, giraria em torno de € 25 milhões. Talvez 30.



Alguns podem, ainda assim, achar 25, 30 milhões muito pelo futebol apresentado pelo tricolor em sua curta carreira. Contudo vale lembrar e se acostumar à realidade do Brasil não exportar mais suas relíquias ao Velho Mundo a preço de banana. Se a grana paga por Lucas foi ou não exagerada (claro que foi!), são outros quinhentos. O fato, porém, é que atualmente os gigantes europeus não chegam mais por aqui para voltar com suas naus repletas de preciosidades tupiniquins.

Gosto de citar Pato. Só um exemplo. Em 2007, o Inter o vendeu por 20 milhões de dólares. Mesmo se tratando de um atleta de apenas 17 anos à época, foi baratíssimo - ainda mais se comparado aos valores das transações que ocorriam e ocorrem entre eles, os europeus, sem falar na bola que o promissor atacante colorado jogava. E torna-se praticamente de graça, a negociação entre Inter e Milan (20 milhões de dólares!), quando vemos, 5 anos depois, o PSG pagar 43 milhões, de euros, por Lucas.

Lucas vale € 43 milhões? Para mim, não. Pelo que exibiu no profissional do São Paulo nos últimos 2 anos, evidente que não. No entanto me conforta saber que os tempos em que os europeus vinham para cá trocar espelhos por ouro ficaram para trás.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Pedro Caldas disse...

Carlão, a diferença entre Pato e Lucas Moura é gigantesca. O Pato simplesmente destruía todos os adversários do Inter e da Seleção dele, sub qualquer coisa. Finalmente o futebol brasileiro vende jogadores a peso de ouro. Compete com as negociações europeias. Você acha que o Hulk deve ser comprado pelos Blues? O time já não está completo, tirando a lateral direita? A saída de Lucas é precipitada. O Neymar já ganhou quase tudo pelo Santos, com bem pouca idade. E o Lucas, o que tem?

Lucas Moura foi vendido ao PSG disse...

A saída do Lucas Moura neste momento deveria ser uma enorme notícia para a torcida são-paulina.
Além de ser a maior negociação do futebol brasileiro neste ano, o Lucas sempre vai ser ex-jogador do SPFC e vai fortalecer o nome do clube lá fora.
Além disso, com tantos milhões, podemos comprar um time inteiro novinho.
2013 é o ano do São paulo, minha gente.

abraços a todos