quarta-feira, agosto 01, 2012

Que venha Honduras!

O jogo era para cumprir tabela, o adversário era fraco, e cinco titulares foram poupados. Ainda assim pode-se tirar um saldo da vitória por 3 a 0 sobre a Nova Zelândia nesta quarta-feira.

Individualmente, para mim o principal destaque foi Danilo, não somente pelo gol marcado. Oriundo da lateral, é no meio-campo onde ele se sente mais à vontade - já deu declarações nesse sentido, inclusive. Atuando como segundo volante, deu mais agressividade à saída de bola e mais contundência à chegada à frente. Não será surpresa se, nas quartas de final, o jogador do Porto ganhar a vaga de Rômulo, que não compromente, mas também não brilha.

Coletivamente, a equipe treinada por Mano Menezes postou-se no 4-4-2 em linha, com o lateral de origem Alex Sandro na extrema esquerda e Lucas na direita. Por dentro, o atacante de movimentação Neymar flutuou por uma extensa faixa do gramado. Foi ele o grande responsável em voltar para buscar a bola e a partir dali armar o jogo.



Defensivamente é impossível fazer uma avaliação fiel porque o Brasil não foi exigido. Ofensivamente, porém, a Seleção foi desequilibrada. Ocupou e atacou muito (bem) pelo corredor esquerdo, com Marcelo, Alex Sandro e o próprio Neymar. Em contrapartida, do outro lado, em especial no primeiro tempo, Rafael e Lucas foram abandonados. Não sei se por estratégia ou por equívoco, o corredor destro ficou às traças.

No sábado, diante de Honduras, é provável que o camisa 11 seja deslocado à ponta esquerda, com Oscar por dentro e Hulk à direita do 4-2-3-1 verde e amarelo. E na frente Pato deve retomar a titularidade, apesar do gol de Damião contra os All Whites.

O fato é que os comandados de Mano caminham a passos largos e firmes em direção ao sonhado ouro olímpico.

No Twitter. No Facebook.

3 comentários:

Mário Pordeus disse...

Muito boa a análise.

Para mim, a escalação para a próxima partida seria um 4-2-3-1 com:

Gabriel; Rafael, Juan, Thiago Silva, Marcelo; Sandro, Danilo; Neymar(E), Oscar(C), Hulk(D); Leandro Damião.

Anônimo disse...

Boa Noite cara, realmente a seleção vem se encontrando nessas Olímpiadas, tem um time forte, admito, mesmo eu não concordando com algumas convocações.

Já sou um seguidor do seu blog, sigo no twitter também, gosto muito dos seus posts e acompanho seu blog.
Tenho um blog também, sobre futebol, enfim, se voce puder dar uma olhada lá, deixar alguma dica, seria muito importante.
http://prorrogacaoblog.blogspot.com.br/

Espero que goste, e visite quando quiser, se possível siga...

Obrigado!

Anônimo disse...

Espero que o Brasil traga uma medalha,to torcendo,otimo post,parabens!

Ao vivo