quarta-feira, agosto 22, 2012

Troca troca nos Blues

Polivalência é um dos pontos fortes do elenco do Chelsea. Atletas que jogam em mais de uma ou duas posições. Na vitória por 4 a 2 sobre o Reading, no Stamford Bridge, nesta quarta, essa versatilidade ficou visível, vide as três formações que Di Matteo usou ao longo da partida.

Na primeira prancheta, a equipe que iniciu o jogo, em regra com Hazard centralizado, Mata na ponta esquerda e Ramires na direita. A troca de posições entre o espanhol e o belga, porém, foi frequente - movimentação que confundiu a marcação adversária e gerou opções de jogadas aos companheiros.



No segundo tempo, com o Chelsea atrás no placar (2 a 1), Oscar veio a campo na vaga de Ramires. Era a alteração que o contexto do embate pedia, pois não era hora de contra atacar, e sim de manter a posse. O canhoto Mata passou para a ponta direita, o brasileiro entrou na esquerda, e Hazard seguiu por dentro - sem abdicar, no entanto, de trocar de lugar com Oscar.



Dessa maneira os Blues chegaram ao empate num tiro de longa distância de Cahill, com grande colaboração do goleiro do Reading. Ainda sem alcançar o futebol e o resultado desejados, todavia, Di Matteo promoveu outra substituição, dessa vez mais ousada: saiu Mikel, entrou Sturridge. Assim sendo, Oscar recuou para formar a dupla de volantes com Lampard.



Muita qualidade no passe foi o reflexo dessa escalação. E a virada, por conseguinte. Mais tarde, após a reversão do placar, o treinador italiano sacou Mata e colocou Meireles. O português se alinhou a Lampard, e Oscar passou a atuar pela faixa central do 4-2-3-1, com Sturridge à direita e Hazard, agora mais fixado, à esquerda.

O saldo que tiro dessa partida, válida pela segunda rodada, além da relativa fragilidade do sistema defensivo (2 gols sofridos, um deles em falha de Cech), é a capacidade dos jogadores mudarem de posição sem recorrer ao banco. E, quando o banco é acionado, os jogadores podem se moldar em posições diferentes. Oscar, por exemplo, que em princípio disputaria uma vaga na linha de três com Ramires, Mata e Hazard, deu sinais de que, dependendo do contexto do jogo, pode trabalhar mais recuado.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Pedro Caldas disse...

Bom jogo do ataque Azul. Hazard destrói nas pontas. Estou fascinado com a versatilidade dele. O jogo foi adiantado, da terceira rodada da EPL, em virtude da Supercopa Europeia.

Carlos Pizzatto disse...

Putz! Falha minha. Valeu, Pedro!