sexta-feira, agosto 10, 2012

Vaga na Libertadores à vista?

Terá Muricy Ramalho ousadia para escalar um time com Neymar, Patito Rodríguez e André? Espero que sim. Se tiver, o Santos pode voltar àquele 4-2-3-1 insinuante de 2010, com o argentino na posição de Robinho.

Se o jovem argentino fizer o que dele se espera, tem tudo para cavar uma vaga entre os onze. Para isso, porém, o treinador alvinegro teria abrir mão do 4-4-2. Confesso que faz tempo que não vejo um jogo do Santos, portanto não sei dizer se Muricy tem adotado o 4-4-2 (em losango) ou não. Mas com Pato, Neymar e André, o esquema mais indicado é, em princípio, o 4-2-3-1 - em função da presença de Ganso ou Felipe Anderson.



O momento atual não é animador, o Alvinegro ocupa apenas a 14ª colocação na tabela, a 12 pontos do Grêmio, o último colocado do G4. Contudo se esse time da prancheta conseguir colocar em prática seu potencial, é possível sim sonhar com a recuperação nas 22 rodadas restantes, e na classificação à Libertadores. Particularmente eu não acredito, mas há a possibilidade.

Se Muricy pensar num time mais conservador e seguro na marcação, deve inserir Henrique no meio-campo, deixar Patito Rodríguez no banco e passar para o 4-4-2. Ainda assim, graças à presença de Neymar, uma equipe pertinente. Mas o fato é que, se até ontem o Santos estava desacreditado, hoje é possível ver uma luz no fim do túnel.

No Twitter. No Facebook.

3 comentários:

Pedro Caldas disse...

O futebol é fogo mesmo... Aquele time só não era melhor que o Barça. Jogava em um 4-1-2-3 (4-3-3) variando para 4-2-3-1, sem a bola. Conhecendo o Muriçoca como eu conheço, ele vai seguir nesse conservadorismo dele, não pelo fato de jogar no esquema 4-3-1-2, mas pela postura defensiva que tem. O esquema é o menos importante. O que importa é vontade de fazer gols! E o Santos tem esta vocação.

Gabriel Gebar disse...

Pelo papel tático, Felipe Anderson deverá ser titular no lugar do Pato.

Grandes Paulistas Futebol disse...

Muito difícil, mas se eu fosse o Muricy, pensaria sim em usar um time bem ofensivo. É ir pro tudo ou nada mesmo, pois acho mais difícil cair pra série B do que ir para a Libertadores. Se for para palpitar, acho que a Liberta-13 não vai contar com o Santos.