sexta-feira, dezembro 28, 2012

O que é melhor: ficar ou partir?

Li no espn.com.br: "Pai diz que Neymar sai do Brasil após a Copa e vê futebol do filho parecido com o do Barça." Portanto as pessoas que queriam vê-lo no Velho Mundo o quanto antes - eu entre elas - ficaram a ver navios, porque se o Neymar pai falou, tá falado.

Quais os prós e os contras da permanência do craque no Brasil até a Copa? Vários. Mas primeiro é preciso separar os pontos de vista do atleta, do clube e da seleção, para entender o que é bom e ruim para o jogador, para o Santos e para a Seleção.

Financeiramente para Neymar é ótimo ficar. Por mais que o salário em si na Europa seja maior, como levantou o Diário de S. Paulo esses dias, "entre salários, patrocínios, ações pontuais, aparições em eventos corporativos, licenciamentos...", o camisa 11 do Peixe faturou aproximadamente R$ 60 milhões em 2012 - número esse que deve crescer em 2013 e 2014. Logo, dinheiro não é problema por aqui.



Outro fator que deve pesar em sua permanência é a convivência com a família, com o filho, os amigos, as namoradas... Quem o acompanha pelas redes sociais da vida sabe o quanto ele tem curtido a vida ao lado dessa turma. Mudando-se amanhã para Barcelona, por exemplo, metade dessa felicidade pessoal ficaria pelo caminho.

Tática e tecnicamente, no entanto, creio em unanimidade: Neymar iria evoluir rios na Europa. Iria ganhar experiência internacional, iria se acostumar a enfrentar os adversários que irá enfrentar na Copa do Mundo (o que é uma faca de dois gumes, na real), iria ser mais exigido e crescer profissionalmente em todos os sentidos. O único ponto positivo ficando no Brasil, nesse quesito, seria o calendário, já que a temporada europeia chega a seu fim no final de maio, e os atletas que por lá atuam estariam, na teoria, mais "cansados" do que os que atuam por aqui lá por junho e julho.

Quanto à Seleção, o parágrafo acima ilustra bem os prós e os contras. Honestamente, eu gostaria de vê-lo na Europa ontem. Acho que o time treinado por Mano, quer dizer, por Felipão, ganharia muito com o Neymar europeu. Contudo, como o pai dele disse que ele só sai depois da Copa, resta-me a conformação.

E em relação ao clube, ou melhor, aos clubes, não há dúvida: para o Santos - ah, vá! - é excelente que ele fique, por motivos mais do que óbvios. Já para o Barcelona, seu provável destino, a coisa não é tão simples. Prestes a perder Villa para o Chelsea na próxima janela, a equipe catalã ficaria enfraquecida no setor ofensivo na temporada 2013/2014. Claro que há por lá um tal de Messi. Mas além dele, Tito teria "apenas" Alexis, Pedro e Tello como opções (noves fora Iniesta e Fàbregas, que vira-e-mexe são improvisados no ataque). No entanto evidente que o Barça "sobreviveria" sem Neymar até metade de 2014.

No Twitter. No Facebook.

Um comentário:

Allejo disse...

O problema de ficar é que nunca vai ser cotado pra ser melhor do mundo, infelizmente.