domingo, fevereiro 17, 2013

Chelsea é Oscar e mais dez

A versatilidade de Oscar impressiona. Além de jogar nas três posições da linha de três, também atua ocasionalmente como segundo volante. Detalhe: vai bem em todas elas. Depois de muita teimosia, parece que, enfim, Rafa Benítez se convenceu da titularidade incontestável do camisa 11.

Sempre bato na tecla sobre o posicionamento do brasileiro. A meu ver ele rende mais, é mais produtivo ao time quando joga pela faixa central do 4-2-3-1 do Chelsea (e da Seleção). Desde a chegada de Benítez, porém, Oscar foi deslocado à beirada do campo - no caso, a ponta direita. No 4 a 0 sobre o Brentford, neste domingo, no entanto, ele jogou na esquerda.



Insisto: gostaria de vê-lo pela faixa central, mesmo com Mata no time, por uma série de motivos (inteligência, visão de jogo, qualidade no passe, no arremate, na infiltração na área, etc). Porém, se for para escalá-lo numa das pontas (Mata centralizado), antes a esquerda do que a direita. Destro, Oscar tende a puxar para dentro, tendo assim muito mais ângulo para trabalhar com seu pé direito, além de abrir o corredor para as subidas de Cole.

Demorou, mas parece que Benítez se deu conta da importância de Oscar para o Chelsea. Após uma série de erros, em especial quando deixou Oscar no banco, o treinador espanhol finalmente caiu na real. E não vou me surpreender - torço por isso, aliás - se daqui uns tempos ele escalar Oscar centralizado, com Mata e Moses (Hazard) nas beiradas.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Felipe Simonetti disse...

Carlão, sou como você, louco para ver o Oscar jogar novamente centralizado nessa linha de três, contudo o Mata empaca. Colocá-lo na esquerda não é um grande problema para o camisa onze, mas assim perdem o grande jogador que é Eden Hazard. Sou a favor de Hazard, Oscar e Mata - da esquerda para a direita.
Abraço

Carlos Pizzatto disse...

Somos dois.