segunda-feira, março 11, 2013

Pré-jogo: Barcelona vs Milan

Sem Pazzini as opções de Allegri são Niang e Bojan (e Robinho). Por uma série de motivos aposto em Bojan. Entre eles por ser prata da casa azul-grená, e por ser a peça mais indicada para o contra ataque. Apesar da gigantesca vantagem, o Milan não irá apenas se defender durante 90 minutos. Uma hora ou outra irá atacar. Ou melhor: contra atacar. E Niang é meio lerdo e desengonçado para isso. Já Robinho é mais atacante de beirada e menos participativo sem a bola, além de estar com a cabeça na Vila Belmiro, onde chegará para ser o “substituto” de Neymar (isso não é informação, é especulação sem-vergonha da minha parte).

Independente do escolhido, todavia, o panorama da partida feita pelos visitantes será semelhante – se não idêntico – ao do confronto do San Siro. Duas linhas bem compactadas e sincronizadas, uma na entrada da grande área e outra na intermediária, com Ambrosini entre elas, grudado em Messi – embora não se trate duma marcação individual propriamente dita; se o camisa 10 cai pelos flancos, por exemplo, o 23 não acompanha. Defender, defender e defender à espera da roubada, do eventual erro do adversário, para encaixar o contra golpe perfeito, de preferência com El Shaarawy e Prince Boateng na condução da redonda em alta velocidade. Sem mais nem menos, curta e grossa, é mais ou menos essa a estratégia rubro-negra – sem desprezar, claro, as jogadas de bola parada.



A dúvida maior, porém, a meu ver está do outro lado. Vilanova e Roura têm de trazer algum elemento novo para esse duelo, pois com a formação clássica da temporada 2012/13 o Barcelona perdeu para ao Milan e para o Real Madrid. Formação clássica que atende por Fàbregas titular e Iniesta na ponta esquerda, e que é alvo de crítica fundamentada (leia mais). Em tese a formação clássica perde em profundidade e ganha em messidependência. Portanto, em função do placar agregado desfavorável, imagino que a equipe de Tito entrará em campo com outro atacante de ofício (Alexis), enquanto Fàbregas (ou Iniesta) ficará no banco.

CONFIRA AQUI A PRANCHETA

Posse de bola esmagadora, troca de passes curtos e pacientes, à espera da infiltração de alguém na área, em especial dos ponteiros e dos meias. Sem esquecer que é permitido arrematar de longe (Daniel Alves), creio nessa postura do Barça. E talvez mais do que nunca seja necessário o recuo de Messi, para arquitetar as jogadas e soltar as enfiadas para as entradas em diagonal de Pedro e Alexis (claro, se forem titulares).

A exemplo do embate de ida, nesta terça-feira, no Camp Nou, os nervos do time catalão serão colocados à prova. Porque se o gol ou os gols não saírem ainda na primeira etapa, a tendência é a ansiedade tomar conta dos atletas, por mais experientes que eles sejam. Teorias e tentativas de previsão à parte, o pontapé inicial será dado às 16h45, horário de Brasília. Em jogo, uma vaga nas quartas de final da Champions League.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: