terça-feira, junho 04, 2013

Onde entram Fernando e Nem?

Nem Luiz Adriano, nem Alex Teixeira, nem Douglas Costa, nem Fernandinho. O craque do Shakhtar veste a camisa 22, é armeno, tem 24 anos e nada menos que 25 gols (1 de pênalti) em 29 jogos no Campeonato Ucraniano 2012/13 (veja aqui o vídeo dos tentos do artilheiro da competição). Logo, a formação do time para a próxima temporada passa pela permanência dele ou não, já que o Liverpool tem na manga uma oferta de € 25 milhões.

Se Mkhitaryan ficar, a ideia é simples: segue o 4-2-3-1 com ele pela faixa central, Luiz Adriano na referência do ataque, Taison na ponta esquerda, e Alex Teixeira, Douglas Costa ou Wellington Nem na ponta direita. Quanto a Fernando, deve ganhar na bola a vaga do respeitado Hübschman e formar dupla com Fernandinho (desde que o ex-Furacão não se mude para o Manchester City).



Se Mkhitaryan sair, a tendência é a linha de três ser composta por três brasileiros. Só não sei como. Mas, embora seja um ponta de ponta, imagino que Taison possa acabar atuando por dentro (como atuou no Metalist), com Alex Teixeira e Douglas Costa ou Wellington Nem pelas extremas, num esquema que varia entre o 4-4-2 em linha (4-4-1-1) e o 4-2-3-1 (Taison ora atacante, encostando em Luiz Adriano, ora meia, mais próximo aos volantes).

Falando nos volantes, caso Fernandinho realmente se mude de Donetsk, não vou me surpreender se o gremista Fernando assumir o papel de seu xará, de volante de escape, ao lado de Hübschman. Além de marcar muito, o camisa 5 da Seleção de Felipão tem qualidade de sobra para aparecer na frente - e tempo de sobra para evoluir, pois tem apenas 21 anos. Seria, por exemplo, o caminho inverso de outro tricolor, Lucas, que saiu do Grêmio como segundo volante e virou primeiro no Liverpool.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: