domingo, junho 02, 2013

Plano B é com Oscar

Não tá fácil escrever sobre a Seleção. Caio na mesmice há meses. Bato sempre na mesma tecla: o lugar de Oscar é pela faixa central e o de Neymar é a ponta esquerda. Respeito e compreendo a opinião de quem prefere o jogador do Barcelona por dentro, mas modestamente discordo. Neymar nasceu para jogar pela beirada esquerda, assim como Oscar foi feito para atuar pelo centro.

Dito isso, me chamou a atenção, no amistoso contra a Inglaterra, na reabertura oficial do Maracanã, neste domingo (2 a 2), um trecho do segundo tempo, quando o Brasil se distribuiu no 4-3-3, com Fernando na cabeça de área, Paulinho na meia direita e Hernanes na meia esquerda - além de Lucas e Neymar nas pontas, mais Fred na referência.



Alguns vão cornetar: "Três volantes!" Normal. No entanto, na prática, no posicionamento, dessa maneira Paulinho e Hernanes são meias. Sem querer comparar, mas já comparando, a exemplo clássico de Xavi e Iniesta no 4-3-3 azulgrená. Eu sei, Xavi e Iniesta não são brasileiros, não podem ser convocados por Felipão. Ainda assim, o elenco verde e amarelo tem sim um atleta indicado para cumprir essa função com maestria, nessa posição, nesse esquema. Me refiro, claro, a Oscar.

Não me canso de falar, para mim o time ideal joga no 4-2-3-1, com Lucas, Oscar e Neymar na linha de três. Não podemos esquecer, porém, que um plano B é sempre bem-vindo, e o 4-3-3 pode ser um plano B classe A. Contudo entendo que a presença de Oscar é fundamental para esse funcionamento, ao lado de Hernanes (apesar do golaço do Paulinho contra os ingleses). Completariam a equipe Luiz Gustavo, ou Fernando, ou David Luiz na cabeça de área (prefiro o último), Lucas e Neymar abertos nas extremas, e Fred na dele. Acho que não vai rolar, mas torço para que Scolari também pense assim.

PS: Veja aqui a prancheta de Brasil vs Inglaterra.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Marcos André Lessa disse...

Mas Carlão, você não acha que o Meymar na ponta-esquerda fica isolado e mais fácil de ser marcado? Acho que o Oscar se vira em qualquer posição, e ontem aberto pela direita fez jogadas melhores do que pelo centro.

Marcos André Lessa disse...

Ops, Neymar...