segunda-feira, julho 15, 2013

Botafogo, passo a passo

Parece mentira, mas no último 1º de abril, Seedorf completou 37 anos. Trinta e sete! Não são os trinta e nove do Zé Roberto, mas ainda assim é bastante coisa para um jogador, quase quarenta. E, ainda assim, mesmo veteraníssimo, o holandês deita e rola no futebol brasileiro. Por quê? Entre outros motivos, porque aqui o tempo e o espaço jogam a favor do craque (leia mais aqui).

No Botafogo, Seedorf é líder em quase todos os sentidos. Líder técnico, líder tático, líder emocional... Só físico que nem tanto, em função de sua idade e de seu estilo de jogo. Mas tem quem corra por ele, por sinal. Vide Vitinho. Destro, em regra na ponta esquerda do 4-2-3-1, o camisa 31 tem na habilidade e na condução da bola em alta velocidade seus pontos fortes - noves fora que finaliza melhor que muito nove por aí.



Do outro lado da linha de três treinada por Oswaldo de Oliveira, encontra-se o canhoto Lodeiro. Essa opção por ponteiros de pés opostos, aliás (canhoto à direita, destro à esquerda), me agrada demais (como faz, por exemplo, Felipão com Hulk e Neymar na Seleção). Além de criar um melhor ângulo para o arremate de média e longa distância, o corte para dentro arrasta o marcador e abre o corredor para o lateral.

Dito isso, outra característica interessante do ataque alvinegro são as opções de jogadas proporcionadas pela mobilidade de Rafael Marques. Dono de relativo bom trato com a bola longe da área, o camisa 20 cai pelos lados com frequência (movimentação que, por exemplo, Ibrahimovic costuma fazer no PSG) para trabalhar com os pontas e até mesmo com os laterais, para confundir a marcação e abrir espaços para a infiltração do meia - no caso, nada menos que Seedorf.

O Botafogo é candidato ao título do Brasileirão 2013? Posso me enganar, mas não creio. Não que o plantel seja fraco, longe disso. Entretanto, em regra, sem elenco não se ganha torneio de pontos corridos. O onze inicial, justiça seja feita, talvez seja o melhor do país nesse momento (desempenho). Atlético-MG à parte, talvez nenhuma equipe esteja jogando tão bem quanto o Botafogo. Talvez. Contudo, quando começar a série quarta e domingo, quarta e domingo de jogos, o cinto vai apertar, e não sei se o banco vai dar conta. É Botafogo de palha, então? Também não creio. Claro que se rolar o caneco, se rolar a faixa de campeão, legal, maneiro. Porém toda reconstrução é feita tijolo a tijolo, e uma vaga na Libertadores 2014 seria um belo passo (vaga que, a meu ver, tem no Botafogo um de seus principais candidatos).

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: