terça-feira, agosto 20, 2013

Tottenham, um verdadeiro arsenal

Como encaixar todos os reforços? Quando digo todos me refiro a Capoue (ex-Toulouse), Paulinho (ex-Corinthians), Chadli (ex-Twente), Willian (ex-Anzhi) e Soldado (ex-Valencia). Praticamente meio time. Artilharia da pesada. Um verdadeiro arsenal. Mas antes de qualquer tentativa de análise, quero deixar registradas as palmas aos cartolas do Tottenham, que nessa janela trocaram um por cinco. Feito o registro, vamos ao que interessa.

Há uma semana publiquei a prancheta duma possível formação com os reforços (ainda sem contar com Willian e a saída certa de Bale). Reveja aqui. Pensei nesse 4-3-3 em função das características dos atletas e do histórico do treinador, como expressado no post. Na 1ª rodada da Premier League, contudo, Villas Boas escalou a equipe no 4-2-3-1, com Paulinho e Dembélé volantes, e Sigurdsson pela faixa central da linha de três.



Se o 4-2-3-1 for mesmo definido o esquema padrão da temporada, a gama de opções é maior. A dupla de volantes pode ser composta por Sandro e Paulinho, Capoue e Paulinho, Dembélé e Paulinho. Em relação às extremas, devem ser ocupadas por Willian e Chadli - mas como os dois são left-wingers natos, ambos destros, não vou me atrever a cravar quem atua na direita e quem atua na esquerda. Também não podemos ignorar a possibilidade de Willian jogar pelo corredor central, como já aconteceu no Anzhi. No entanto, se o 4-2-3-1 for mesmo efetivado (efetivado entre aspas, apenas mantido, era a estrutura de 2012/13), acredito que Sigurdsson e Dembélé sejam os principais nomes para essa posição.

Outra alternativa que não sei se passa pela cabeça de Villas Boas, porém me agrada, vide aquele post, é o 4-3-3 (4-1-4-1). Nesse sistema penso que Sandro e Capoue brigam pela cabeça de área (dois baita volantes, by the way), Paulinho e Dembélé ocupam a parte de dentro, mais à frente, lado a lado, com Willian e Chadli nas beiradas, Soldado na referência, e Sigurdsson no banco. No papel, convenhamos, um grande time. Time de verdade, na acepção da palavra, porque nessa temporada não deve ser mais um one-man team a exemplo da passada. E mesmo se Bale ficasse, o Tottenham não dependeria tanto dele, pois Villas Boas tem em mãos peças para montar uma equipe bem mais eficiente e coletiva. Vaga na Champions 2014/15 é "obrigação"? Olha, acho que sim, hein.

EM TEMPO: Willian fechou com o Chelsea. Falha minha. Sorry.

2 comentários:

Lucas Morandi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Morandi disse...

Carlão,Em relação a Adebayor e Defoe, acho que o Villas Boas vai acabar abrindo mão de um dos dois, que você acha? Abraço Lucas http://futeboltotalbh.blogspot.com/