terça-feira, outubro 29, 2013

A ameaça a Messi

A premiação pela temporada seria mais justa, já que a temporada começa e termina no meio do ano. Mas como você sabe, a Bola de Ouro da FIFA é entregue ao melhor jogador de janeiro a dezembro, e não ao melhor jogador da temporada europeia. Portanto, baseado em 2013 e somente em 2013, eis os 23 indicados: Gareth Bale, Edinson Cavani, Radamel Falcao, Eden Hazard, Zlatan Ibrahimovic, Andrés Iniesta, Philipp Lahm, Robert Lewandowski, Lionel Messi, Thomas Müller, Manuel Neuer, Neymar, Mesut Özil, Andrea Pirlo, Xavi Hernández, Franck Ribéry, Arjen Robben, Cristiano Ronaldo, Luis Suárez, Bastian Schweinsteiger, Thiago Silva, Yaya Touré e Robin van Persie.

Se deixarem, Messi ganha todo ano. Não à toa, justa e merecidamente, o gênio argentino levou as últimas quatro Bolas de Ouro. Sem discussão nem comparação, de longe, trata-se do melhor jogador de futebol do planeta (provavelmente Top 3 da história do esporte). No entanto, pelo ano de 2013, pelo desempenho individual (campo e bola e títulos), entendo que Messi não seja merecedor do quinto prêmio seguido, em especial em função da forte concorrência exercida por... Ribéry.



Isso. Eu votaria no francês. É verdade que ele não fez nem faz tantos gols quanto Messi, CR7 ou Ibrahimovic, por exemplo. Contudo, pelo ano de 2013, no fim das contas, eu votaria nele. Apesar da fase excepcional atravessada por Ibra e dos 7 gols em 3 jogos de Cristiano na Champions 2013/14, não se pode esquecer do que aconteceu no primeiro semestre, tampouco da tríplice coroa conquistada em maio/junho (não se pode fechar os olhos também para o que Ribéry está fazendo sob o comando de Pep Guardiola).

Dessa lista de 23 saem apenas três finalistas, sendo que uma dessas três vagas, por mim, seria do ponta-esquerda do Bayern. Logo, sobrariam duas vagas para, pelo menos na minha cabeça, três candidatos: Messi, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic. Embora outros jogadores são dignos de destaque, como Suárez, Cavani, Özil, Touré e Neymar, é provável que os outros dois nomes saiam da disputa entre Messi, CR7 e Ibra (desde que o nome de Ribéry esteja certo, como imagino estar). E entre Messi, CR7 e Ibra, estou para te dizer que são grandes as canches do sueco pintar no Top 3 de 2013.

Nenhum comentário: