terça-feira, outubro 22, 2013

Milan segura Barcelona no San Siro

Mais surpreendente do que a escalação de Kaká foi sua função no gramado. Inesperadamente, pelo menos pra mim, o camisa 22 do Milan atuou aberto pelo lado esquerdo, região do camisa 22 do Barcelona. Kaká vs Daniel Alves, aliás, foi um dos grandes duelos da partida, tendo o brasileiro do clube italiano levado vantagem: não deixou espaços para Daniel se sobressair no apoio e aproveitou os espaços deixados às costas dele.

O time de Massimiliano Allegri, mesmo antes de Robinho abrir o placar aos 9 minutos, se fechou num compactado 4-5-1 (duas linhas), com o 7 na frente, muitas vezes atrás da linha da bola, cercando Busquets. Já a equipe de Tata Martino se organizou no habitual 4-3-3, com Messi e Alexis se revezando entre a faixa central e a ponta direita – medida talvez tomada em função da eficiência defensiva dos donos da casa em parte da primeira etapa. Em parte, porque, no fim das contas, o Barcelona acabou empatando com Messi aos 23 e criando mais chances (9 finalizações contra 3 do Milan).



A atuação de Neymar foi discreta. Como o Milan, quando atacou, atacou pela esquerda com Kaká e Robinho, e o Barcelona priorizou o lado direito com Daniel, Alexis e Messi, o embate pouco se desenrolou para valer do seu lado. Particularmente defendo a tese de que Neymar é ponta de ofício. Não aquele ponta das antigas, mas o ponta do dito futebol moderno. Ponta-esquerda destro. Devido ao contexto do confronto, no entanto, Neymar merecia mais liberdade para flutuar por uma faixa mais extensa, para confundir a marcação, aumentar sua participação, enfim. Ainda assim, com o camisa 11 apagado, abandonado, os culés dominaram o segundo tempo, não se expuseram como no primeiro, construíram algumas oportunidades (a melhor delas com Adriano), porém não conseguiram alterar o placar (1 a 1).

Dentro das propostas de jogo, o Milan jogou bem nesta terça. A supremacia foi do adversário, como era de se esperar. Entretanto ela não foi traduzida em gols, o que determinou o resultado final. Resultado que, convenhamos, não é dos piores para os milanistas, pois os outros times do Grupo H não devem pontuar contra o Barça em casa (Celtic já não pontuou, vamos ver o Ajax). Quanto ao Barça, dane-se a Champions. A partir de agora apenas El Clásico, sábado, no Camp Nou, interessa.

Nenhum comentário: