domingo, fevereiro 16, 2014

Tradição rumo à Champions League

O dinheiro despejado sobre Chelsea e Manchester City também contribuiu para a recente queda do Liverpool no cenário europeu. Sem condições de competir de igual para igual nas contratações, o tradicional time da terra dos Beatles perdeu espaço no chamado Big Four e não participa da Champions League há quatro temporadas. Para um clube pentacampeão do torneio mais cobiçado do planeta (1976/77, 1977/78, 1980/81, 1983/84 e 2004/05), nada mais doloroso do que essa sequência de ausências.

A ferida, porém, está prestes a desaparecer, e um bom passo pode ter sido dado neste domingo, diante do Arsenal, no Emirates. Sim, a derrota por 2 a 1 e a eliminação na FA Cup podem ajudar o Liverpool em seu retorno à elite do continente. Ao contrário de seus concorrentes, o elenco dos Reds é curto. Tem bastante qualidade no XI inicial, contudo carece de banco. Logo, seria difícil brigar com força nas duas frentes. Se passasse hoje pelo Arsenal, o Liverpool chegaria às quartas de final da FA Cup. Com o devido respeito à competição mais antiga do mundo, hoje o Liverpool precisa mais da vaga na Champions do que o título da Copa da Inglaterra.

Claro, a eliminação na Copa da Inglaterra não garante o Liverpool no G4, tampouco o troféu da Premier League. Entretanto não há como negar que, embora não se trate do calendário brasileiro, sem outros jogos pelo caminho, suas chances aumentam com o foco total no certame de pontos corridos. E quando digo foco, não me refiro a trocar a “chavinha” dum campeonato para outro. Me refiro ao plantel mesmo. Faltam jogadores à altura de Suárez e cia ou quase isso na reserva – o que enaltece ainda mais o trabalho feito pelo treinador Brendan Rodgers e seus poucos 41 anos de idade.

Nenhum comentário: