terça-feira, abril 22, 2014

Pré-jogo: Real Madrid vs Bayern

Não importa o adversário, o estádio, nem o placar. O time treinado por Guardiola sempre valoriza e trabalha a posse de bola através de passes curtos, de passes envolventes no campo ofensivo, em busca da infiltração na área e do espaço para o arremate. Era assim com o Barcelona e é assim com o Bayern. E deverá ser assim contra o Madrid, mesmo no Santiago Bernabéu, nesta quarta-feira. Ou seja, quer queira ou não, os adversários de Pep são "obrigados" a jogar no contra ataque, e com a equipe de Ancelotti não deve ser diferente.

Pelo jeito Cristiano Ronaldo e Bale vão mesmo para o jogo. Cristiano Ronaldo e Bale que, diga-se de passagem, são os melhores pontas da atualidade (ao lado justamente de Ribéry e Robben). Nessa partida, no entanto, imagino, chuto, apenas palpito, que o português e o galês não irão atuar como tais. Já que os donos da casa serão "obrigados" a adotar a estratégia do contra golpe, é possível que uma mudança seja bem-vinda.

Só um parêntese: lembre-se que estratégia de jogo e esquema tático são coisas distintas. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Para não irmos longe, vamos ficar no exemplo do Bayern 2013/14, que pode jogar no 4-3-3, no 4-2-3-1 ou até mesmo no 3-4-3, mas a estratégia - ou melhor, uma parte dela - continua a mesma: a manutenção da posse de bola. Ou seja, as variações táticas, não só no caso do Bayern, mas no futebol como um todo, surgem conforme o oponente.



Como você sabe, o esquema titular do Real Madrid 2013/14 é o 4-3-3, com Alonso centralizado, Modric na meia direita, Di María na meia esquerda, Bale na ponta direita, CR7 na ponta esquerda, mais Benzema na referência. Não sei se você sabe, porém, que na final da Copa do Rei, contra o Barcelona, sem CR7, o time se distribuiu no 4-4-2 em linha (confira aqui). E se o 4-3-3 é o plano A de Ancelotti, e o 4-4-2 em linha é o plano B (ou C, D), o plano B me parece ser a variação mais indicada, devido às características do Bayern de Guardiola e, claro, de seus próprios atletas. Logo, não seria uma baita surpresa uma mudança tática.

No 4-3-3 uma das missões do ponta é marcar o lateral (talvez "marcar" não seja o termo ideal, mas enfim). No 4-3-3, por exemplo, Ronaldo teria de voltar para acompanhar Lahm (ou Rafinha). Já no 4-4-2 em linha, ele e Benzema se revezariam no combate ao primeiro volante adversário (Kroos ou Lahm, caso este jogue no meio campo), algo em tese menos trabalhoso. Outro ponto a favor do 4-4-2 em linha para essa partida é que, dessa maneira, CR7 ficaria mais perto do camisa 9 e do gol. E quem marcaria os laterais do Bayern? Os wingers Bale e Di María (as outras válvulas de escape do contra ataque). Já pela faixa central, como tenta prever a prancheta acima, os volantes Alonso e Modric bateriam de frente com os meias Müller (ou Götze) e Schweinsteiger. Outra alternativa seria Mandzukic no banco e Götze ou Müller falso nove, mas não sei, não, o croata tem decidido demais, por isso optei por ele na prévia.

Não sei se minha previsão vai se confirmar. Pode ser que sim, pode ser que não. Pode ser que o Madrid jogue no 4-3-3 voltado ao contra ataque e vença. Pode ser que jogue no 4-3-3 voltado ao contra ataque e perca. Pode ser que jogue no 4-4-2 voltado ao contra ataque e vença. Pode ser que jogue no 4-4-2 voltado ao contra ataque e perca. Ou empate. Vai saber. Futebol não é ciência exata, a máquina de prever o futuro ainda não foi inventada e até onde sei bolas de cristal não funcionam. Apesar disso, baseado no estilo do Bayern e em especial no duelo da semana passada contra o Barcelona, permito-me pensar que Ancelotti irá abrir mão do esquema de rotina. Afinal, não custa nada especular, né? Tentativas de adivinhações à parte, o apito inicial será soprado de verdade às 15h45, horário de Brasília.

Um comentário:

Anônimo disse...


-------------------------------------

*Chemical trails produce ill effects on human health and both the governments of the United States and Canada should cease and desist regarding this serious and grave matter.
---------------------------------
Astoria, NY 11103, USA
http://pedromillan.blogspot.com/

PS

Putugal is a shit country with it's economy in the toilet! Your selecceao do cu has z-e-r-o World and Euro Cups, and you are anti Spanish and Brazilian RACISTS SO FUCK YOU!! BUMS!!