sexta-feira, junho 27, 2014

Por que dois jogos seria justo

"Vamos jogar a punição absurdamente lá em cima, assim ninguém vai reclamar que o tiramos da Copa."

Me parece que esse foi o raciocínio dos caras da FIFA. Quem achava que um jogo estaria de bom tamanho para Suárez, ao ver a punição de 9 jogos, mais 4 meses, pensou: "Hm, acredito que eu estava sendo bonzinho demais com Luisito". O comentário do PVC, por exemplo, foi mais ou menos nessa linha (ele usou a palavra "brando").

É justamente esse tipo de pensamento coletivo que a FIFA pretendia, na minha visão.



Tirando os uruguaios, hoje pouquíssimas pessoas entendem como absurdo terem o tirado da Copa. Graças à severa punição da FIFA, quem defendia um ou dois jogos de suspensão para Suárez, hoje já tem outra opinião: "É. Tá certo. Viajei. Um ou dois jogos seria pouco mesmo." Não, meu caro, quero te dizer que não viajaste. É justamente esse tipo de pensamento que a FIFA pretendia pôr na cabeça da opinião púlbica. E pelo visto, claro, eles conseguiram.

Outro argumento a favor de Suárez (a favor no sentido de ir contra a pena que foi dada, não no sentido de achar que ele não merecia punição alguma) é a questão da proporcionalidade. Muito ouvi conversas do tipo: "Se ele foi suspenso por 10 jogos na mordida anterior, dessa vez o castigo deve ser, no mínimo, semelhante." Pela mordida que deu em Ivanovic, o atleta do Liverpool pegou um gancho de 10 partidas (as quatro últimas da temporada 2012/13 e as seis primeiras da temporada 2013/14). Dez jogos num campeonato de pontos corridos, que possui 38 rodadas, representam 26% do torneio. Na Copa do Mundo, onde na melhor das hipóteses você faz 7 jogos, 26% do torneio representam 1.82 (arredondando para cima, 2 jogos).

Não sei se ficou clara minha conta, mas estou tentando tratar a questão pela proporcionalidade das coisas. Se um dos argumentos foi baseado na punição anterior, na quantidade de jogos pela mordida em Ivanovic, esqueceu-se da proporção dos certames. É mais ou menos isso, 10 jogos num campeonato de pontos corridos se equivalem a 2 jogos numa Copa do Mundo. Mas, em vez de pegar 2 jogos de gancho, não: Suárez pegou 9 (eliminado), além de 4 meses, sem falar que foi praticamente criminalizado por uma das instituições mais suspeitas do planeta (que a FIFA não tem moral para julgar ninguém, não tem, mas essa é outra discussão).

Enfim. Desde a mordida em Chiellini, na minha interpretação dos fatos, Luis Suárez merecia um jogo, merecia perder a partida das oitavas. Depois que fiz minhas contas em relação à punição anterior, okay, cheguei à conclusão de que dois jogos (1.82) estariam de bom tamanho (oitavas e possíveis quartas). E por mais que surjam opiniões de todos os lados e todos os gostos, entre leigos e ditos especialistas, mantenho-me com a minha: o mais justo seria dois jogos. De qualquer forma, inocentes somos nós que pensamos que a justiça é cega, e que essas decisões são tomadas imparcialmente, visando apenas o moral e o bom exemplo, ignorando interesses de terceiros (sem falar na má fé de quem julga).

4 comentários:

Cleber Soares disse...

Respeito seu ponto de vista Carlão, que é até interessante, onde basicamente trilhou o caminha da proporcionalidade levando em conta suas "outras punições".....

Indiferente se a FIFA tem moral ou não para julgar alguém cabe a ela o fazer por ser a entidade responsável do evento. Mas o que não estamos levando em conta que a FIFA não é apenas uma entidade que organiza a Copa, ela a entidade máxima do futebol mundial e que todas as outras federações são pautadas em cima de suas leis, ou seja, são "subordinadas" a um, digamos, estatuto.... Suárez pela 3ª vez caiu no mesmo erro, eu repito, 3ª vez.... É inadmissível para um jogador profissional do gabarito dele, ou melhor, para qualquer peladeiro de fim de semana fazer um troço desses, é quase sul real, se eu não tivesse visto não teria acreditado....

Pra mim a pena até é um pouco abusiva, daquela que os caras estão jogando pra galera, mas a luz dos fatos não deixa duvida que pela 3ª vez seguida no mesmo deleito a pena tinha que ser rigorosa, e foi, pena que a té de mais, mas só pouquinho....

Blog do Cleber Soares
www.clebersoares.com

welton jr. disse...

Concordo com cada linha escrita. Carlao sendo ótimo como sempre!

Rodrigo disse...

Discordo plenamente, Carlão.

Suarez tem nas costas outras duas mordidas, uma condenação por RACISMO (e a mão que não apertou do Evra... por quê?), fora outros problemas por simulação, indisciplina, e aquela mão na bola que evitou a classificação de Gana.

Suarez é mais que um anti desportista, é um criminoso (pela parte do racismo) e merece ser julgado por tal retrospecto.

Sua punição foi merecidamente pesada, na verdade, na minha opinião, podia ter sido por 1 ano.

Unknown disse...

Boa noite, Carlão...o teu ponto de vista tem a sua lógica, mas também concordo com o que o Rodrigo disse. O Suárez não é nenhum santinho, e como nós(Portugueses) dizemos, o Suárez parou-lhe o relógio, naquela cabeça deve-lhe faltar uns 5 minutos. Não sei o que se passa na cabeça dele...mas deve fazer faísca o Tico e o Teco, e ele dá-lhe pra ser vampiro. A FIFA, neste caso fez a vez do Blade!
Um jogador como ele não pode ter as atitudes que tem. Só se prejudica a ele, neste caso falha o resto do Mundial, a nível de clubes pode ter posto em causa a transferência para o Barcelona, e quem sai sempre a perder com isto tudo é o Liverpool. Que lhe paga o salário, e não é pouco.
Tem que ter juízo.
Blog do Rui Ferreira
www.krakesdabola.blogspot.pt