segunda-feira, julho 21, 2014

Possível Real Madrid 2014/15

As chegadas de Kroos e James devem significar as saídas de Alonso e Di María do XI inicial. Até onde se sabe o argentino deve mesmo ser negociado, portanto essa é uma perda definitiva (fala-se em PSG). Já o espanhol de 32 anos de idade deve encarar com naturalidade essa passagem de bastão, que deve ocorrer gradativamente ao longo da temporada 2014/15 (Pepe também pode passar o bastão para Varane). Mas as mudanças no Real Madrid não devem parar por aí, não devem passar apenas pela troca de jogador por jogador: é provável que haja mudanças na parte estrutural da equipe.

Quando chegou ao Madrid, Carlo Ancelotti estruturou a equipe no 4-3-3. Demorou algumas rodadas para encontrar o chamado time ideal, é verdade, mas acabou definindo o 4-3-3 como sistema padrão. Durante boa parte da temporada passada esse foi o esquema adotado (veja aqui), com Alonso na cabeça de área, Modric na meia direita, Di María na meia esquerda, Bale na ponta direita e Cristiano Ronaldo na ponta esquerda, além do centroavante Benzema. Na reta final da temporada, todavia, o 4-3-3 deu lugar ao 4-4-2 em linha, com Di María (ou Isco) deslocado de vez à extrema esquerda, e CR7 adiantado ao ataque (veja aqui). Inegavelmente o time cresceu de produção dessa forma. O Bayern de Guardiola que o diga. Com Kroos e James, e sem Di María, porém, pode ser que estes dois esquemas, o 4-3-3 e o 4-4-2, virem os planos B e C a partir de agora, sendo considerado o plano A um velho amigo madridista: o 4-2-3-1, utilizado nos tempos de Mourinho e Özil.



Partindo do princípio de que Di María vai mesmo deixar los blancos, e de que o alemão e o colombiano serão titulares, se Ancelotti pretende manter o 4-4-2 em linha, só consigo pensar numa alternativa: Bale, Modric, Kroos e James na linha de quatro do meio campo. Na prática, Kroos ocuparia o lugar de Alonso e James o de Di María. Em outras palavras, James seria deslocado à beirada. James é polivalente, eu sei, já jogou assim no Porto, inclusive, e pode render por ali. Mas para atuar por ali é mais pertinente ter um atleta de velocidade e condução, como é Di María ou Cristiano Ronaldo, por exemplo. James pode render bem pelo flanco? Pode. Claro. Mas sua característica é de meia, ele é muito mais meia do que ponta. Insisto: o rendimento dele pode ser alto por ali, aberto à esquerda. Esse suposto 4-4-2 em linha com James e Bale wingers poderia dar certo. Teria tudo para dar certo. Contudo, no fim das contas, me pareceria um certo desperdício escalar o garoto de € 80 milhões dessa maneira.

Outra maneira seria a seguinte.

Partindo do princípio de que Di María está mesmo saindo, e de que o alemão e o colombiano serão titulares, se Ancelotti quiser voltar ao 4-3-3, vejo essa alternativa: Modric na cabeça de área (ou Alonso), com Kroos e James lado a lado, além de Bale e Ronaldo nas pontas, e Benzema na referência. Poderia dar samba. A exemplo do 4-4-2 em linha por mim ventilado, esse hipotético 4-3-3 poderia dar certo, sem dúvida (confira aqui). Entretanto me parece mais uma opção eventual do que uma regra, mais uma opção a ser utilizada dependendo do contexto da partida, uma vez aqui, outra ali, do que um esquema padrão (pelo menos não com essas peças nessas posições, não com Kroos e James lado a lado). Enfim. Não li nem ouvi Ancelotti falando nada a respeito. Trata-se apenas de especulação da minha parte. Se eu não estiver enganado, porém, com Kroos e James no mesmo XI, o 4-2-3-1 da prancheta acima deve ser o sistema tático escolhido. A conferir.

Nenhum comentário: