segunda-feira, setembro 29, 2014

Ninguém tira o caneco da toca

Graças à incapacidade das pessoas de visualizar o longo prazo, e ao vício delas em análises imediatistas, muita besteira vai ser falada nessa semana. Caça à Raposa, final antecipada, esse tipo de coisa (como fizeram com o São Paulo até ontem). Todo tipo de avaliação de torcedor de boteco vai ser feita ao longo dessa semana, não só nos botecos, pelos torcedores, mas também na mídia, por boa parte da imprensa. Vai se falar muita besteira até o dia do jogo entre Cruzeiro e Internacional, no Mineirão, no próximo sábado, pela 26ª rodada.

Os analistas de tabela argumentarão: "Mas Carlão, o Inter está apenas a seis pontos do líder! E se ganhar dele fora de casa, essa distância cai para três!" Verdade. Tem razão. Vejo que matemática é o seu forte. No entanto quero lhe dizer que no futebol nem sempre dois mais dois são quatro, e que é preciso entender o passado e enxergar além do hoje para tentar prever alguma coisa.

Claro. Futebol não é ciência exata. Qualquer um que tente cravar o futuro tem altíssima probabilidade de quebrar a cara. Justamente por isso não digo com todas as letras que o Cruzeiro já é ou será o campeão (apesar do título meio sensasionalista desse post; o correto, admito, seria "duvido que alguém tire o caneco da toca"). Entretanto, baseado na força do elenco do Cruzeiro, no entrosamento da equipe, que não nasceu da noite para o dia, na qualidade do treinador e na sua longevidade no cargo, acredito que essa projeção se torne mais fiel à realidade, ainda mais quando estamos falando de pontos corridos (mata-mata são outros quinhentos).

Sim. O Inter também tem um bom treinador, tem um ótimo elenco, e em tese está entrando nos trilhos. A distância na tabela de classificação, como nós sabemos, é de apenas seis pontos. Contudo, não sei se você concorda, a distância no campo e bola, dentro de campo, ainda é grande. Em outras palavras, enquanto o Colorado está engatando a quarta marcha, a Raposa vem em quinta há meses, administrando o gás. Ou seja, enquanto o time treinado por Abel Braga ameaça embalar, o treinado por Marcelo Oliveira já vem embalado. E o fim da linha, a rodada 38, é logo ali.

"Quer dizer que o Internacional não tem chances de ganhar do Cruzeiro no Mineirão, Carlão?!" Óbvio que tem, né. Não é isso. Por favor. O jogo é jogado, são onze contra onze, independente do lugar. Ainda assim, mesmo se isso acontecer, mesmo se o Inter vencer em Belo Horizonte e a diferença cair para três pontos, o grande favorito disparado ao título seguirá sendo o Cruzeiro, na minha opinião. Pois faltarão 12 rodadas para o término do campeonato, e pelos motivos citados por mim nesse post, o Inter (e nenhum outro time) não será capaz de somar mais pontos que o líder nessa reta final, penso eu. Nada, ao menos na minha visão, indica isso.

Nenhum comentário: