quarta-feira, outubro 29, 2014

Futuros Bola de Ouro

Gareth Bale tem 25 anos. Está em outro momento da carreira. Chegou ao gigante espanhol mais maduro, mais próximo do seu suposto auge, que ainda não chegou. Pegue, por exemplo, Cristiano Ronaldo. Um jogador que, assim como Bale, tem no quesito físico um papel fundamental no desempenho do seu futebol (desde os tempos de Tottenham, aliás, por alguns motivos, eu costumo dizer que Bale é o Cristiano Ronaldo canhoto). A exemplo de Bale, CR7 inegavelmente depende bastante da questão atlética. E não há como negar que, hoje, o português vive seu auge. Aos 29 anos.

Claro. Não há uma idade exata para se atingir o ápice. É relativo. Varia de atleta para atleta. Na média, porém, há quem diga que o auge do jogador é por volta dos 27 anos. Sem me basear em algum estudo específico, eu já penso que esse número, hoje em dia, esteja na casa dos 30. Penso que os 30 são os novos 27. Portanto o camisa 11 do Real Madrid, em tese, está longe do seu auge. Em contrapartida, está mais perto que Neymar. Em tese.



Embora não ache a comparação entre eles tão justa assim, é inegável que ela exista (o vídeo acima postado no YouTube mostra isso). Principalmente porque são as grandes contratações recentes de Barcelona e Real Madrid (Suárez à parte), são os dois grandes coadjuvantes de Messi e Cristiano Ronaldo, com potencial de se tornarem um dia os protagonistas de seus times. Um dia. Como foram um dia, no Santos e no Tottenham.

Uma vez estabelecida essa comparação, todavia, não se pode esquecer, obviamente, dos diferentes momentos em suas carreiras. Como disse, Bale tem 25 anos, e chegou ao Real Madrid em tese mais pronto que Neymar ao Barcelona, já experimentado na Europa, inclusive, tendo se destacado na Premier League e na Champions League, o que não é pouco. Lembre-se: Neymar tem apenas 22 anos e sua primeira temporada na Europa foi a anterior.

Feita essa ponderação, a meu ver Neymar é mais jogador que Bale. É mais craque. Tem mais recursos. Mais talento. O que não quer dizer que Bale seja um perna de pau. Pelo contrário. É craque. É o Cristiano Ronaldo canhoto, como eu costumo dizer. Até mais habilidoso, eu diria. Apenas acho Neymar mais completo e superior tecnicamente. E acho que, cedo ou tarde, ambos irão conquistar a Bola de Ouro. Isso mesmo. Tanto Bale quanto Neymar, na minha previsão, quando atingirem seu auge na carreira, num futuro não muito distante, possivelmente sendo protagonistas de suas equipes, irão acabar conquistando a Bola de Ouro. Ou ao menos irão figurar entre os três finalistas.

Nenhum comentário: