segunda-feira, outubro 20, 2014

Prancheta prévia de Roma vs Bayern

Se a cartilha for seguida à risca, é provável que a posse de bola seja dos visitantes e o contra ataque dos mandantes. Se o Bayern de Guardiola se comportar como o bom e velho Bayern de Guardiola diante da Roma de Rudi García, é bem provável que a equipe alemã busque a troca de passes curtos, passes seguros, envolventes e pacientes, tendo como objetivo chegar à meta adversária. Se a cartilha for quebrada, no entanto, pode ser que o Bayern marque lá atrás e opte pelo contra golpe.

Caso contrário, caso a obviedade entre em campo na Cidade Eterna, a Roma deve explorar as jogadas em velocidade com Iturbe e Gervinho, em regra em cima dos laterais Alaba e Rafinha (em especial Alaba, que em tese sobe mais que Rafinha). Totti, por sua vez, sem a bola, deve recuar e cercar o primeiro volante adversário (no caso, Alonso). Já com ela, deve chamar o jogo para acionar os extremos e os eventuais meio-campistas que subirem ao ataque (em especial Pjanić), sem abdicar das jogadas individuais, evidentemente.



Se por um lado Iturbe e Gervinho devem bater de frente com Alaba e Rafinha, do outro Robben e Götze devem duelar com Cole e Maicon, respectivamente. Claro, desde que essas sejam as escalações e as estruturações táticas. Se os esquemas táticos forem esses mesmos, por sinal, tem tudo para ocorrer o encaixe na meia cancha: De Rossi vs Müller, Nainggolan vs Lahm e Pjanić vs Alonso. Sem esquecer que com o possível recuo de Totti, a Roma pode atingir a superioridade numérica no setor (o que pode ser contrabalanceado com a movimentação de Götze, quando este se desprende da ponta e se soma à faixa central).

Seja como for, a expectativa é de um grande jogo. Resta saber se a cartilha será mantida ou quebrada. Se for mantida, é Bayern com a bola e Roma no contra ataque, em pleno Estádio Olímpico. Se for quebrada, Roma com a bola e Bayern no contra ataque. Teorias e tentativas de previsão à parte, o apito inicial será soprado às 16h45 desta terça-feira, no confronto válido pela 3ª rodada da fase de grupos da Champions League. No momento o Bayern é líder com 6 pontos, seguido pela Roma (4 pontos), pelo Manchester City (1 ponto) e pelo CSKA (0 ponto).

Nenhum comentário: