quarta-feira, maio 27, 2015

Seja mais do que bem-vindo, Osorio!

Confesso que não conheço direito o trabalho de Juan Carlos Osorio. Vi alguns jogos do Atlético Nacional na Libertadores e na Sul-Americana, mas nada além disso. Inclusive tenho registradas duas pranchetas no arquivo do Futebol de Botão, uma de 2012 e outra de 2014. Mas nada além disso. Logo, não posso opinar com precisão sobre o novo treinador do São Paulo.

Veja aqui Os 10 Mandamentos de Osorio

Após ver esta entrevista dada pelo colombiano no programa argentino Puro Concepto, todavia, confesso que fiquei pra lá de otimista. E, baseado nos 50 minutos do vídeo abaixo, e principalmente na média técnica dos treinadores do país do 7 a 1, cheguei à evidente conclusão de que se trata de uma excelente contratação. Confira. Vale a pena.



Vai dar certo? Não sei. Primeiro defina “dar certo”. O que é dar certo? É pura e simplesmente ganhar títulos? É pura e simplesmente o resultado positivo no placar ao final do jogo ou ao final do campeonato? Por favor, né. O futebol vai muito além disso. Não se pode resumir a análise desse esporte tão rico duma maneira tão pobre. É preciso analisar o jogo em si, não o resultado. Com todo respeito, o resultado qualquer idiota analisa, qualquer retardado constata. Já o jogo... Aí o buraco é mais embaixo, né? Pois é. Não à toa, quase não se fala de campo e bola na nossa imprensa (ao ponto do vídeo acima parecer algo de outro planeta).

Leia aqui por que treinador estrangeiro é necessário ao futebol brasileiro

Vai dar errado? Diria que só vai dar errado se Carlos Miguel Aidar ceder às prováveis cornetas de parte da imprensa e da torcida, que inevitavelmente vão soar e ecoar pelos corredores do Morumbi caso o time não seja campeão do Brasileirão ou não se classifique para a Libertadores 2016, por exemplo (leia aqui por que nossos cartolas demitem como demitem). Ou seja, só vai dar errado se o contrato for rescindido antes do tempo, independente dos malditos resultados a curto prazo.

Nenhum comentário: